5 cuidados com a saúde para não atrapalhar suas férias de verão!
Continua após a publicidade..

Nas férias de verão, o calor pede praia, piscina e muita diversão. Mas a constante exposição ao sol e o contato excessivo com a água podem causar alguns problemas de saúde.

Por isso, estar atento a práticas de prevenção é essencial para não deixar que isso atrapalhe seu momento. Se você segui-las
corretamente, as chances de perder tempo no hospital ou ter um gasto extra com medicamentos serão mínimas.

Para te ajudar nessa missão, temos aqui uma lista de cuidados com a saúde essenciais na estação mais quente do ano Acompanhe o artigo e aproveite seu descanso com segurança!

1. Beba muita água

Hidratar-se ao longo do dia é essencial para que o organismo funcione bem, pois o hábito controla o sistema circulatório, o
metabolismo e a temperatura do corpo. Mas, no verão, é preciso redobrar o cuidado. A exposição ao sol é recorrente e colabora para a transpiração e umidade da pele.

Além disso, as distrações de férias fazem com que as pessoas se esqueçam de beber água. Com isso, a desidratação pode atacar a qualquer momento e interferir em seu período de lazer, trazendo inúmeros desconfortos como diarreia, fadiga e cãibras.

Continua após a publicidade..

2. Seque bem a pele ao sair da água

Com o entra e sai da piscina ou do mar, a pele fica úmida o tempo todo. E esta é a oportunidade perfeita para que os microorganismos causadores de micose façam morada no corpo humano.

Inicialmente, os sintomas são de irritação, coceira e vermelhidão, principalmente na virilha, nos pés e nas unhas. Portanto, procure se secar bem ao sair da água e não fique muito tempo com roupas de banho molhadas.

3. Direcione os cuidados com a saúde também para os ouvidos

Depois de um mergulho, é comum sentir o excesso de água no ouvido. A sensação de que ele está entupido, porém, é muito perigosa. Como as tubas auditivas são quentes e escuras, o local é ideal para que fungos se desenvolvam e causem infecções e inflamações, também conhecidas como otite.

Se você frequenta praias e festas que costumam ter o som muito alto, é bom ter cuidado, pois também há riscos de manifestação inflamatória. Tente se afastar de caixas de som e ao menor sinal de incômodo, procure ajuda médica.

4. Evite águas impróprias para banho

Uma das doenças mais comuns no verão é a conjuntivite. Piscinas não tratadas e água suja estão repletas de microorganismos responsáveis pela temida inflamação, que inclusive é transmitida com muita facilidade.

Para evitar contaminação, você pode usar óculos para natação, higienizar mãos e rosto constantemente e não coçar os olhos. Quando em contato com uma pessoa infectada, evite compartilhar objetos e toque de mãos.

5. Preste atenção nos alimentos que ingere

Com o objetivo de facilitar a vida e não perder tempo em casa, muitas pessoas optam por se alimentar em clubes e barracas de praia. Contudo, muitos deles não têm bons hábitos de higiene.

A falta de limpeza e o calor intenso resultam em intoxicação alimentar. Em alguns casos, ela é curada rapidamente com repouso e hidratação mas, em outros, causam vômitos e náuseas que só podem ser curadas com interferência médica.

Agora que você já sabe quais são os cuidados com a saúde essenciais no verão, pode ficar tranquilo. Mas caso precisa de atendimento médico de grandes especialistas, não deixe de marcar uma consulta com a Uniclínica BH, somos sua solução para qualquer época do ano.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais