5 hábitos para prevenir a diabetes que você precisa adotar já

A diabetes é um dos graves problemas de saúde em nosso país. Quem não conhece um amigo ou parente que convive com essa doença crônica? 

Ela ocorre devido à elevação de glicose no sangue (hiperglicemia). Os defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, são os principais motivos pelos quais a doença se desenvolve. 

Como sabemos, a diabetes pode surgir de diversas formas, porém, a boa notícia é que pequenas atitudes podem combater essa doença. 

Quer descobrir como prevenir a diabetes? Então, continue acompanhando esse artigo 

1- Controle a alimentação

Certamente você já ouviu falar o quanto o excesso de peso é prejudicial para a sua saúde, principalmente, quando falamos em diabetes. 

O acúmulo de gordura na região abdominal é um dos principais fatores de risco para a diabetes. Para se ter uma ideia, esse excesso traz várias mudanças para o metabolismo, entre elas, o aumento da pressão arterial e das taxas de colesterol no sangue. 

Então, para evitar essa doença é fundamental ter uma alimentação equilibrada. Opte por frutas e legumes ao invés de doces, salgados e frituras. Conte com a ajuda de um profissional para que ele possa lhe orientar melhor em relação à sua rotina alimentar.

2- Exercite-se!

Precisamos ser sinceros: o sedentarismo é um dos vilões da diabete, pois ele potencializa o desenvolvimento da doença. 

De fato, esse assunto incomoda muita gente, já ir à academia pode ser um sacrifício. Para a sua sorte, aqui o levantamento de peso não é obrigatório.

Para manter a saúde em dia, vale qualquer tipo de exercício físico desde uma caminhada na lagoa da Pampulha ou uma corrida nas praças do seu bairro. 

O tempo ideal de atividades para alcançar o resultado esperado é de 30 minutos diários. Seguindo essa rotina, você perceberá que uma simples alteração no estilo de vida trará mais benefícios para o seu corpo do que alguns medicamentos, como já comprovaram diversos estudos.  

3- Durma bem

Antes de continuar a leitura deste artigo, gostaríamos de saber como está a qualidade do seu sono? Se você responder que não consegue dormir, pelo menos, oito horas por dia, fique atento: uma noite mal dormida aumenta não só o risco de obesidade, mas também de diabetes. 

Isso ocorre porque a insônia altera o relógio biológico e retarda o ritmo metabólico. Para se ter uma ideia, essa alteração, que é responsável pelo aumento de 4,5 quilos ao ano, potencializa o risco de glicose e a resistência de insulina no organismo. Cenário perfeito para aparecer a diabetes.  

4- Administre o estresse   

Não vale a pena viver uma vida estressada. Se está complicado seguir a sua rotina, pare e faça um planejamento do seu dia. Caso contrário, o excesso de preocupações poderá ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento da diabetes.   

Geralmente, quando estamos com problemas emocionais, descontamos tudo na comida. As frituras são as nossas queridinhas no momento de refúgio, não é mesmo? No entanto, não se deixe levar pela emoção e mantenha a calma na hora de devorar alimentos que são proibidos para a sua saúde. 

Veja abaixo quais são os alimentos proibidos para fugir da diabetes. 

  • Sacarose;
  • Mel;
  • Melado;
  • Rapadura açúcar;
  • Açúcar mascavo;
  • Adoçantes à base de frutose;
  • Carboidratos refinados (arroz, pão, biscoito, entre outros).

5- Esqueça o cigarro 

Muita gente não sabe, mas fumar aumenta a resistência à insulina, tornando mais complicado o controle dos níveis de glicemia. Portanto, altere o seu estilo de vida e tenha hábitos mais saudáveis para evitar a diabetes. 

Além de descobrir como prevenir a diabetes, você gostaria de saber outros assuntos relacionados a sua saúde? Então, acompanhe as nossas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos. 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *