6 doenças causadas pela Água

Na água do esgoto estão presentes diversos micro-organismos que podem causar doenças nas pessoas que têm contato com ela. Essas enfermidades podem apresentar quadros mais leves e simples ou então se mostrarem agressivas e levar à morte.

Por isso, é essencial conhecer os riscos que a água do esgoto oferece e também as doenças causadas por ela. Assim, ficará mais fácil identificar e seus sintomas e buscar ajuda médica.

No post de hoje, vamos apresentar 6 doenças provocadas pela água do esgoto e também por alimentos contaminados. Continue a leitura e saiba como se prevenir.

1. Amebíase

Também chamada de disenteria amebiana, essa doença é uma infecção intestinal que impede que o organismo absorva os nutrientes presentes na alimentação. O contágio é feito pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

O indivíduo infectado apresenta sintomas como: diarreia, dor no abdômen, calafrios e febre.

O tratamento da amebíase é feito basicamente por meio de remédios antiparasitários, porém varia de acordo com a gravidade da infecção apresentada por cada pessoa.

2. Giardíase

Causada pelo parasita Giardia intestinalis, trata-se de uma infecção que acomete o aparelho digestivo. O consumo de alimentos ou água contaminada pelo parasita é o meio de transmissão da doença.

A pessoa infectada apresenta sintomas como: dor no abdômen, diarreia, perda de peso, náusea, febre e fraqueza.

O tratamento da giardíase é feito por meio de medicamentos antiparasitários e varia segundo o grau de infestação e infecção do indivíduo.

3. Febre tifoide

Trata-se de uma infecção causada pela bactéria Salmonella typhi. A transmissão da doença ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados pelo micro-organismo.

O indivíduo infectado apresenta sintomas como: dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, febre, vômito, perda de apetite e peso, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

O tratamento da febre tifoide é feito com antibióticos. Além disso, recomenda-se que o indivíduo infectado repouse e mantenha-se hidratado. É possível fazer a prevenção da doença por meio da vacina.

4. Hepatite A

Esta é uma doença altamente contagiosa que atinge o fígado. É transmitida por meio de fezes contaminadas presentes na água do esgoto. Logo, o contato com essa água é o que ocasiona o contágio.

A pessoa infectada apresenta sintomas como: escurecimento da urina, amarelamento da pele, amarelamento do branco dos olhos, fezes claras, calafrios, febre, fraqueza, fadiga, perda do apetite e náuseas.

O tratamento da hepatite A não é específico para o vírus, pois o sistema imunológico é responsável por combatê-lo. Por esse motivo, apenas são receitados medicamentos para combater os sintomas e mudanças na alimentação com reforço para a imunidade e ação diurética.

5. Cólera

Doença muito comum em locais carentes de saneamento básico, a cólera é transmitida por meio da água do esgoto e alimentos contaminados pela bactéria Vibrio cholerae. É uma infecção que acomete o intestino.

A pessoa infectada apresenta sintomas como: vômito, diarreia intensa e desidratação.

O tratamento da cólera é feito com medicamentos antibióticos. Também é realizada a hidratação do indivíduo com soro, por via oral ou intravenosa.

6. Ascaridíase

Causada pelo parasita Ascaris Lumbricoide, a ascaridíase também popularmente chamada de lombriga ou bicha. A doença é caracterizada pela instalação do parasita no intestino do indivíduo.

A ascaridíase é provocada pela ingestão dos ovos presentes em alimentos ou água contaminada. O indivíduo infestado apresenta sintomas como: dificuldade para evacuar, dor no abdômen e enjoo.

O tratamento da doença não é complicado e pode ser feito com o uso de medicamentos antiparasitários, como o Albendazol.

Para se prevenir dessas e outras doenças, é essencial evitar o contato com a água do esgoto, não sair em dias de enchente, evitar nadar em rios e lagos contaminados e consumir apenas água tratada. Além disso, os alimentos também devem ser bem higienizados antes do seu preparo.

Caso você ou alguém da sua família apresente algum dos sintomas citados acima, procure imediatamente um médico.

Gostou das informações? Você pode conferir outros temas interessantes como este curtindo nossa página no Facebook e acompanhando nossas postagens.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *