Afinal, como é possível envelhecer com saúde e qualidade de vida?

Segundo pesquisas recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro está vivendo mais. Isso significa que, para ter uma terceira idade com qualidade de vida, devemos nos dedicar a envelhecer com saúde.

A velhice é um fenômeno natural e não existe prevenção para as transformações corporais e psicológicas que já são esperadas. Sabendo disso, busque manter o bem-estar físico, emocional e social ao longo da sua existência.

Você sabe o que fazer agora para ter uma velhice saudável no futuro? Continue a leitura do texto e aprenda como adotar hábitos que trarão mais qualidade para sua vida!

Tenha hábitos saudáveis

É indiscutível que a alimentação é uma das principais ações para ter uma rotina saudável. Portanto, dê atenção ao que come, consuma variedades de frutas, verduras e vegetais e evite frituras, produtos industrializados e excesso de açúcares.

Sei que parece clichê falar tudo isso, porém, é um fato que a maioria das pessoas se alimenta de forma incorreta.

Não é fácil modificar hábitos. Para conseguir essa transformação, peça ajuda profissional. Consulte um nutricionista, ele mostrará que com pequenas mudanças você terá uma dieta equilibrada.

Beba no mínimo dois litros de água por dia, essa atitude deixará o corpo hidratado e com os órgãos internos em ótimo funcionamento. A pele e o cabelo também agradecem, pois ficam mais brilhantes e sedosos.

Por sua vez, uma boa noite de sono faz maravilhas pelo seu corpo, como: prevenção de doenças, devido ao aumento do seu sistema imune; pele mais bonita por causa do descanso; e bom humor, gerado pelos hormônios produzidos durante o sono.

Pratique exercícios físicos regularmente

Também é inegável que a prática regular de atividades físicas traz benefícios para o corpo que refletirão na sua velhice.

A melhora da postura evitará problemas da coluna no futuro,  bem como manter os músculos fortes auxiliará nas tarefas do cotidiano e a melhora do equilíbrio protegerá seu corpo de quedas e fraturas.

Além disso, você manterá o peso sob controle. Se unir os exercícios e os hábitos saudáveis, o resultado será uma estrutura física mais forte e a prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Faça consultas regulares ao médico

Não espere a velhice chegar para procurar o médico, para cada fase da vida existe uma especialidade para consultar. O ideal é realizar um check-up anual em caráter de prevenção e seguir as recomendações do profissional de saúde ao longo da vida.

Atualmente, existem clínicas com diversas especialidades médicas e profissionais qualificados. Durante a consulta, faça perguntas sobre como se manter saudável para ter mais qualidade de vida na terceira idade.

Evite o estresse

A vida moderna tem muitas facilidades, porém, a cobrança também é muito maior que antigamente. Grande parte das pessoas não consegue organizar e controlar o próprio tempo e, com isso, deixam os momentos de lazer de lado e se cobram para que a vida seja perfeita.

É bem contraditória a situação descrita acima, pois esse estado de constante exaustão gera doenças como: gastrites, depressão e problemas intestinais.

Para evitar esses efeitos, procure manter os hábitos saudáveis descritos no texto e, se puder, inclua sessões de acupuntura e consultas com psicólogos. Essas terapias o ajudarão a viver o tempo presente e a se preparar para o futuro.

A saúde deve receber atenção ao longo da vida e manter os hábitos saudáveis previne doenças. Portanto, procure o médico no mínimo uma vez ao ano e siga as recomendações indicadas por ele. Mantenha seu corpo ativo e divirta-se com amigos e familiares.

Você gostou do texto? Ele o ajudou a aprender dicas de como envelhecer com saúde? Então, siga-nos no Facebook e fique atualizado sobre assuntos diversos!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *