Check-up: saiba quais exames precisamos fazer!
Continua após a publicidade..

Para manter a saúde em dia, é indispensável fazer alguns exames de rotina e manter hábitos saudáveis. Anualmente, homens e mulheres, principalmente após os 35 anos, devem fazer um check-up, que nada mais é que uma bateria de exames para dar um diagnóstico detalhado sobre as principais funções do organismo.

Os brasileiros não têm o hábito de realizar o check-up preventivo anual. Essa atitude é um erro, pois, por meio dele, é possível descobrir várias doenças em estágio inicial e realizar o tratamento antes que a saúde fique mais prejudicada.

Neste post, mostraremos alguns exemplos de quais exames precisamos fazer para ficar em dia com a saúde. Confira!

Pressão arterial

O exame de pressão arterial é bem simples e pode ser feito ainda na infância — embora seja solicitado mais frequentemente para pessoas a partir dos 18 anos. Nele o médico colocará um medidor de pressão no braço do paciente para calcular o ritmo dos batimentos cardíacos.

A partir desse exame, é possível diagnosticar se o paciente sofre de hipertensão — que é um fator de risco para derrames e infartos. Ele precisa ser repetido, pelo menos, uma vez por ano, para assegurar que não houve nenhuma alteração no organismo — por elementos como stress, falta de exercícios físicos e má alimentação.

Continua após a publicidade..

Hemograma

O hemograma é um exame solicitado desde a infância e consiste na contagem dos glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas — ele também mede os índices de hemoglobina e hematócitos. O procedimento é feito mediante a coleta de sangue, sem necessidade de jejum.

Por meio do hemograma é possível detectar doenças tais como leucemia, infecções, rubéola, sarampo, hepatite e ainda muitas outras cujos sintomas aparecem na variação da contagem dos componentes sanguíneos.

Colesterol e glicemia

São exames que servem para medir o nível de gordura e açúcar na circulação. Eles são realizados por meio da coleta de uma gota de sangue e podem ser feitos desde a infância. No entanto, é a partir dos 18 anos que eles se tornam ainda mais essenciais. Depois dos 40 anos, é recomendado um exame de colesterol e glicemia por ano.

Com o resultado desses exames, é possível diagnosticar a diabetes e descobrir se a pessoa tem altos níveis de colesterol e triglicérides — o que propicia a obstrução dos vasos sanguíneos devido à presença de placas.

Papanicolau

No exame de Papanicolau, o médico raspa as células que revestem o colo do útero para fazer uma análise microscópica em
laboratório. Ele deve ser feito anualmente por todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual.

Por meio do exame, é possível identificar alterações no colo do útero e lesões causadas pelo HPV — que podem levar ao câncer do colo do útero. Após os 30 anos, a probabilidade de miomas e outras doenças relacionadas aumenta. Por isso, para completar o diagnóstico, o ginecologista pode solicitar a ultrassonografia transvaginal.

PSA e Toque Retal

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue que mede o nível desta proteína na sorologia do homem. Já o toque retal, como o próprio nome diz, é feito por meio da introdução do dedo do médico no reto do paciente.

A combinação desses exames faz com que seja possível diagnosticar o câncer de próstata ainda na sua fase curável. Esses exames devem ser realizados anualmente por todos os homens a partir dos 40 anos de idade. Caso existam casos de câncer de próstata na família, é indicado que comecem a ser feitos aos 35 anos.

É importante ressaltar que o PSA e o Toque Retal se complementam: não basta realizar um deles, pois o primeiro ainda apresenta resultados irregulares e o segundo ajuda a confirmar o diagnóstico para que não restem dúvidas.

Eletrocardiograma e teste ergométrico

Esses exames são feitos a partir de eletrodos sobre o peito para verificar o risco cardiovascular. A diferença é que o primeiro é feito com o paciente deitado e o segundo com o paciente em movimento.

Esses exames podem começar a ser feitos aos 20 anos de idade, especialmente para quem apresenta histórico familiar. Entretanto, é essencial que sejam realizados anualmente a partir dos 40. Por meio deles, é possível detectar entupimentos nas artérias, que levam aos ataques cardíacos.

Check-up renal

O check-up renal consiste em um exame que pode ser feito periodicamente em um nefrologista para que sejam detectadas possíveis doenças nos rins — evitando, assim, que elas avancem e permitindo que sejam tratadas ainda em sua fase inicial.

Inicialmente, o especialista realiza uma consulta para entrevistar o paciente e identificar algum sinal de doença renal. O exame físico, por sua vez, consiste na medida da pressão arterial e na avaliação de todos os órgãos relacionados às atividades dos rins.

Em seguida, os exames laboratoriais são solicitados e, por vezes, eles incluem exames de imagem. Esse check-up é indicado
principalmente para quem tem familiares com doenças renais e também para os que apresentam sintomas como pressão alta, diabetes, cistos nos rins, insuficiência cardíaca, infecção urinária ou cirrose no fígado.

TSH

O TSH é um exame que avalia, por um exame de sangue, se o paciente está com alguma disfunção na tireoide — como hipotireoidismo (baixa produção de hormônios) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios).

O hipotireoidismo pode ser causado por defeito congênito, uso excessivo de medicamentos que contenham lítio ou alterações do sistema imunológico. Já o hipertireoidismo pode ser causado por alta ingestão de iodo, inflamações ou tumores.

As mulheres, principalmente, devem se submeter a este exame periodicamente, pois tendem a sofrer mais distúrbios na glândula. O acompanhamento pode ser feito desde a juventude para garantir um controle melhor da doença.

Em alguns casos, quando há suspeita de nódulos, o médico pode requisitar exames complementares — como ultrassonografia, cintilografia ou uma biópsia.

Avaliação hepática

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois é responsável por filtrar as toxinas, absorver vitaminas, regular astaxas de açúcar no sangue e ainda armazenar energia. Portanto, não se pode esquecer dele na hora de fazer o check-up.

Muitas doenças do fígado não apresentam sintomas imediatos e podem estar em estágio avançado quando diagnosticadas. Mulheres grávidas também devem passar por esse exame, assim como pacientes que apresentam urina escura, fraqueza e cansaço excessivos.

Em condições de tratamento para o alcoolismo, a avaliação hepática é muito importante para determinar tanto a evolução do
indivíduo como a situação atual do organismo — só assim é possível definir os procedimentos a que ele deve ser submetido.

A importância de fazer um check-up anual

Atualmente, os exames solicitados em um check-up anual estão cada vez menos invasivos. Além disso, eles costumam apresentar resultados muito mais precisos, em muito menos tempo. Seu foco principal é na prevenção, com o intuito de manter os fatores de risco — como obesidade e tabagismo — sob controle.

Porém, quando uma doença é identificada, muitas vezes ainda se encontra em estágio inicial. Desse modo, as chances de cura aumentam significativamente, pois o tratamento se torna mais eficaz. Pessoas com doenças crônicas — como hipertensão, diabetes o câncer — devem fazer os exames de seis em seis meses.

Embora adultos saudáveis possam dar um espaço de 2 anos entre a repetição dos exames, o ideal é que eles mantenham o hábito anual para que se acostumem quando a necessidade periódica aumentar na terceira idade.

O mais aconselhado é consultar inicialmente um clínico geral para uma visão abrangente de todo o organismo. De acordo com os resultados, o paciente será encaminhado para um especialista para dar continuidade aos exames.

Pronto! Agora você já sabe quais exames precisamos fazer anualmente e entendeu a importância do check-up para estar com a saúde sempre em dia, o que falta agora é fazer seu agendamento com a Uniclínica BH para fazer o seu check-up e o agendamento é fácil, clique no botão abaixo e confira!

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos

ler mais