Como lavar verduras? Descubra a maneira correta

Saber como lavar verduras é um conhecimento fundamental para a nossa saúde. Temos consciência de que o consumo de vegetais é importante para a nossa alimentação, mas esses alimentos precisam ser muito bem cuidados ao chegarem à nossa casa para que realmente sejam benéficos ao nosso organismo. E isso vale também para os chamados produtos orgânicos.

Você sabe qual é a maneira correta de lavar verduras? Por que exatamente é tão importante essa higienização? Leia o post de hoje e veja como higienizar as verduras para ter mais saúde e sabor em seus pratos!

Por que lavar verduras é importante?

O conselho já vem dos mais velhos: sempre devemos lavar os alimentos antes de consumi-los. E isso é a pura verdade, já que a falta desse hábito pode ocasionar sérios prejuízos para a nossa saúde.

Há presença de insetos e micróbios

Os vegetais estão sujeitos à presença de insetos e micróbios, que podem ser os causadores de doenças de gravidade moderada a intensa. Até mesmo aqueles chamados produtos orgânicos devem ser lavados, porque também sofrem com essa situação. Ademais, estão expostos à ação do vento, que pode trazer resíduos de pesticidas e toxinas de outros cultivos.

Os traslados nem sempre são limpos

Devemos levar em conta todo o caminho que as verduras (e também as frutas e os legumes) percorrem até chegarem às prateleiras e balcões do supermercado. Nem sempre esses traslados seguem um rígido processo de higienização ou manutenção de limpeza. Logo, essa contaminação poderá se fazer presente em todos os tipos de vegetais.

A simples ingestão sem higienização pode ser perigosa

Várias doenças, como diarreia, infecção urinária e colite hemorrágica podem ser causadas por bactérias presentes nas verduras, por conta da falta de higienização. A ingestão mínima delas pode ser altamente nociva, já que nem sempre o sistema imunológico conseguirá combatê-las.

Uma boa lavagem das verduras, da maneira correta, pode proteger você e sua família dessas doenças, além de aumentar o prazo de validade dos alimentos, trazendo mais sabor aos pratos.

Como lavar verduras corretamente?

Passar as verduras sob água corrente de qualquer jeito não adianta. Se você acha que descascar e cozinhar é suficiente para eliminar os micróbios e bactérias, esse é um grande engano. A superfície pode ficar livre de insetos, mas a contaminação pode alcançar o produto internamente.

Lave com água potável e bucha

As verduras devem ser lavadas com água potável e limpa. Você pode usar uma bucha ou uma escova para auxiliar a retirar a sujeira visível a olho nu.

Use água sanitária

Se você já ouviu falar no uso do vinagre para a higienização, saiba que ele não elimina as bactérias, apenas ajuda a soltar a terra. O que realmente ajuda muito na higienização é a água sanitária.

Atente-se, no entanto, para as quantidades. Se colocar demais, o produto pode ser prejudicial para o nosso aparelho digestivo. Para cada litro de água corrente, você deve colocar somente uma colher de água sanitária, misturando bem.

Você pode deixar as verduras de molho nesse preparado por cerca de quinze minutos. Depois, enxágue novamente em água corrente para retirar o excesso da água sanitária.

É importante escolher uma água sanitária que tenha registro no Ministério da Saúde. Outras soluções de limpeza para roupas não são indicadas, especialmente se tiverem perfume. Caso contrário, o cuidado com as verduras continuará sendo inapropriado.

Sabendo como lavar verduras adequadamente, o resguardo à sua saúde estará assegurado e você poderá usufruir dos benefícios deles para o seu organismo.

E então? Como você costuma lavar as verduras na sua casa? Tem alguma dúvida sobre o processo? Deixe aqui o seu comentário!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *