Conheça 4 crenças populares relacionadas à nossa saúde!
Continua após a publicidade..

No tempo de nossos avós, o acesso aos médicos e tratamentos prescritos por eles eram mais difíceis que nos dias atuais. Portanto, não é raro encontrar algumas crenças populares dessa época. Elas são passadas pelas gerações e chegam ao ponto de serem consideradas verdades.

Mas, quando se trata da saúde, tenha muito cuidado, pois postergar a consulta com o médico pode piorar sua doença. Além do mais, muitos desses mitos não possuem um fundamento científico para existir.

Ficou com dúvidas? Será que seu tratamento está somente disfarçando os sintomas e não está tratando a doença de fato? Então, continue a leitura do post e conheça 4 crenças sobre saúde que serão desmistificadas!

Excesso de leitura aumenta a possibilidade de usar óculos

Ler é um bom hábito! Já o uso dos óculos independe da quantidade de leitura. No geral os problemas oculares são herdados ou adquiridos com o passar dos anos.

A vista cansada é uma dificuldade do cristalino se acomodar, ocasionando complicações para enxergar de perto. Os casos são mais comuns a partir dos 40 anos.

Continua após a publicidade..
mulher lendo muito livro podendo ter problema de vista, uma de várias crenças populares que não é verdade
Mulher lendo muito livro “podendo” aumentar sua chance de usar óculos

Vacina contra a gripe faz as pessoas ficarem gripadas

Esse é um engano bem comum e muito divulgado. Na verdade, as vacinas são fabricadas com substâncias produzidas pelos vírus (e não com eles próprios), portanto não causam as gripes.

A maioria das pessoas toma a vacina quando o vírus já está em circulação, porém seus efeitos demoram dez dias para iniciar.

Nesse período alguns pacientes podem ser expostos ao vírus e desenvolver a gripe, pois ainda não possuem os anticorpos necessários para evitá-la.

Beber água com açúcar deixa você mais calmo

Esse é um mito usado com frequência e que tem efeito placebo, ou seja, aquele que toma a mistura acredita que vai ficar mais calmo, e de fato fica mais tranquilo.

No entanto, se analisar essa mistura vai perceber que o resultado esperado não tem sentido, pois o açúcar fornece energia e não promove calma, e a água é um excelente hidratante.

açucar no copo para ficar calmo, uma das crenças populares que não é verdade
Colocando açucar no copo para beber e ficar mais “calmo”

Canela cura o diabetes

O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas no mundo. Nesses casos a glicose deve estar sob controle constante para evitar as consequências dessa doença.

Para que isso aconteça, é preciso manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e seguir as instruções que o médico indica durante as consultas.

Há quem diga que a canela diminui a glicose, mas não existem estudos científicos sobre o efeito dessa especiaria. É a sua saúde que está em risco, então desconfie das notícias que você lê ou que os amigos falam, não deixe de tomar seus medicamentos e sempre consulte o médico.

O conjunto dos seus sintomas geralmente indica a presença de uma doença, porém, quando avaliados por indivíduos sem
capacitação, erros podem ser cometidos. Essa atitude aumenta o tempo de espera pelo tratamento correto e, em alguns casos, agrava a patologia.

Procure a Uniclínica BH, faça um check-up e solucione suas dúvidas. Nós temos um profissional preparado para atender você. Não acredite em crenças populares que não possuem bases científicas para existir, agenda sua consulta conosco.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais