Conheça 4 crenças populares relacionadas à nossa saúde!

No tempo de nossos avós, o acesso aos médicos e tratamentos prescritos por eles eram mais difíceis que nos dias atuais. Portanto, não é raro encontrar algumas crenças populares dessa época. Elas são passadas pelas gerações e chegam ao ponto de serem consideradas verdades.

Mas, quando se trata da saúde, tenha muito cuidado, pois postergar a consulta com o médico pode piorar sua doença. Além do mais, muitos desses mitos não possuem um fundamento científico para existir.

Ficou com dúvidas? Será que seu tratamento está somente disfarçando os sintomas e não está tratando a doença de fato? Então, continue a leitura do post e conheça 4 crenças sobre saúde que serão desmistificadas!

1. “Excesso de leitura aumenta a possibilidade de usar óculos”

Ler é um bom hábito! Já o uso dos óculos independe da quantidade de leitura. No geral os problemas oculares são herdados ou adquiridos com o passar dos anos.

A vista cansada é uma dificuldade do cristalino se acomodar, ocasionando complicações para enxergar de perto. Os casos são mais comuns a partir dos 40 anos.

2. “Vacina contra a gripe faz as pessoas ficarem gripadas”

Esse é um engano bem comum e muito divulgado. Na verdade, as vacinas são fabricadas com substâncias produzidas pelos vírus (e não com eles próprios), portanto não causam as gripes.

A maioria das pessoas toma a vacina quando o vírus já está em circulação, porém seus efeitos demoram dez dias para iniciar.

Nesse período alguns pacientes podem ser expostos ao vírus e desenvolver a gripe, pois ainda não possuem os anticorpos necessários para evitá-la.

3. “Beber água com açúcar deixa você mais calmo”

Esse é um mito usado com frequência e que tem efeito placebo, ou seja, aquele que toma a mistura acredita que vai ficar mais calmo, e de fato fica mais tranquilo.

No entanto, se analisar essa mistura vai perceber que o resultado esperado não tem sentido, pois o açúcar fornece energia e não promove calma, e a água é um excelente hidratante.

4. “Canela cura o diabetes”

O diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas no mundo. Nesses casos a glicose deve estar sob controle constante para evitar as consequências dessa doença.

Para que isso aconteça, é preciso manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e seguir as instruções que o médico indica durante as consultas.

Há quem diga que a canela diminui a glicose, mas não existem estudos científicos sobre o efeito dessa especiaria. É a sua saúde que está em risco, então desconfie das notícias que você lê ou que os amigos falam, não deixe de tomar seus medicamentos e sempre consulte o médico.

O conjunto dos seus sintomas geralmente indica a presença de uma doença, porém, quando avaliados por indivíduos sem capacitação, erros podem ser cometidos. Essa atitude aumenta o tempo de espera pelo tratamento correto e, em alguns casos, agrava a patologia.

Procure o seu médico, faça check-ups anuais e solucione suas dúvidas. Ele é o profissional preparado para atender você. Não acredite em crenças populares que não possuem bases científicas para existir.

E aí, gostou do post? Ele ajudou a entender mais sobre crenças populares e sua relação com a saúde? Então, compartilhe agora em suas redes sociais para que seus amigos também tenham mais conhecimento sobre o assunto!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *