Conheça 6 possíveis razões para o formigamento nas mãos e pés

Você já sentiu formigamento nas mãos e pés? Tem dúvidas sobre o que isso pode significar? Saiba que essa estranha sensação acontece devido a algum impedimento na circulação do sangue ou quando os nervos são pressionados por diversas razões.

Se o formigamento ocorre de maneira esporádica, não há motivos para preocupações. Por outro lado, se é uma situação recorrente e que vem sempre acompanhada de outros sintomas, pode ser um sinal de que alguma coisa não anda bem no organismo e que sua saúde pode estar comprometida.

É importante conseguir reconhecer as principais razões que causam o formigamento. Por isso, neste post, apresentaremos as 5 causas mais comuns. Assim, você poderá se identificar com os sintomas e procurar o tratamento adequado. Continue a leitura e confira!

1. Deficiência de vitaminas e nutrientes

A deficiência de certas vitaminas, principalmente as do complexo B e E, pode provocar alterações nos nervos, o que ocasiona formigamentos em diversas partes do corpo, especialmente nas mãos e nos pés. Também podem surgir diversos outros sintomas, como cansaço, fadiga e irritabilidade. O tratamento é bem simples e pode ser feito por meio de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes ou até mesmo com a ingestão de polivitamínicos.

2. Síndrome do túnel do carpo

É uma das principais causas do formigamento. Acontece quando o nervo mediano da palma da mão é pressionado na região do punho. Pode causar dormência noturna nas mãos, sensação de inchaço nos dedos e dificuldade para segurar objetos pequenos.
Existem exercícios que podem ser feitos com a intenção de aliviar o incômodo, mas a única maneira de garantir a cura é por meio de cirurgia que diminui a pressão nesse nervo.

3. Alterações na circulação

São causadas por doenças circulatórias nas artérias e veias. Costumam atingir as pernas e os pés, provocando formigamento e intensas dores nessas regiões.

4. Epicondilite lateral

Também conhecida como cotovelo de tenista, é uma inflamação causada pelo uso repetitivo das articulações, atingindo os músculos e tendões do cotovelo. Ocasiona o formigamento graças à compressão do nervo ulnar (localizado nos braços). É mais comum em jogadores de tênis ou pessoas que fazem movimentos constantes com as mãos. Pode provocar dor intensa e perda de força nos membros superiores. 

5. Pressão nos nervos

Os nervos dos braços saem da medula, passam pela coluna e chegam até as mãos e os dedos. Ao longo do caminho, podem ser pressionados por tumores, infecções ou vasos sanguíneos dilatados devido a hérnias de disco, osteoartroses da coluna ou pelas estenoses do canal vertebral, o que pode causar intenso formigamento nas mãos.

6. AVC

Apesar de ser uma situação rara, um dos primeiros sintomas do AVC é a sensação de formigamento nos braços ou nas mãos. Além disso, outros sintomas comuns desse problema incluem a falta de força em um dos lados do corpo e dificuldades na fala e nos movimentos. Se esse for o caso, o ideal é dirigir-se a um pronto-socorro.

É importante enfatizar que, independentemente da causa e da intensidade do formigamento nas mãos e pés, um médico deverá ser consultado. Só ele poderá fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado para o seu problema, livrando o paciente desse incômodo de uma vez por todas.

Gostou de saber sobre as causas do formigamento nas mãos e pés? Quer mais informações de saúde e bem-estar? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber todas as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *