Conheça os 4 benefícios do check-up preventivo

Assim como outras áreas da medicina, a odontologia também preza pelo rápido diagnóstico de doenças e por tratamentos minimamente invasivos. A proteção da saúde bucal é indispensável e os cuidados nesse âmbito devem ser constantes.

Por esse motivo, o check-up preventivo deve ser realizado com a correta periodicidade. Mas nem sempre os pacientes têm consciência de seus benefícios, e acabam deixando o hábito de lado.

Se você se identificou com essa situação, é hora de ler este artigo. As vantagens mais importantes em cuidar dos dentes com foco na prevenção estão listadas logo abaixo!

1. Você não perde muito tempo no consultório para o check-up preventivo

É isso mesmo. O procedimento de um check-up preventivo é bem simples e rápido. Em geral, o dentista conta com aparelhos convencionais e ajuda de tecnologia para efetuar os exames de rotina.

Ele realiza uma inspeção completa da boca e prossegue com uma limpeza ou com outro processo que se faça necessário. Se estiver tudo em ordem, você precisará retornar somente no ano seguinte ou em casos urgentes para uma nova consulta.

2. É possível prevenir muitas doenças, inclusive o câncer de boca

Durante o check-up preventivo, o mais comum é que o profissional encontre pequenas irregularidades nos dentes e gengivas dos pacientes. Algumas delas são cáries em estágio inicial ou falhas em restaurações já bastante antigas.

Contudo, doenças mais graves também podem ser prevenidas.  Inflamações, infiltrações na raiz e lesões são facilmente identificadas e encaminhadas para tratamento. Além disso, o câncer de boca pode ser diagnosticado no princípio e contornado com maior chance de cura.

3. Seu sorriso fica bem cuidado

De acordo com a sua necessidade, o dentista indicará algumas recomendações para deixar o sorriso ainda mais bonito. As mais comuns são a aplicação de flúor preventivo nos dentes e um repasse de instruções sobre higiene bucal e métodos de escovação.

Ao seguir tudo corretamente, o resultado final será de refrescância e limpeza por muito mais tempo. O mau hálito e a gengivite não se tornarão realidade em sua rotina e você poderá seguir tranquilo com a saúde em dia.

4. Há mais valorização de sua saúde bucal

Com a visita constante ao dentista, é estabelecida uma relação que vai muito além do check-up preventivo. Você, como paciente, passa a entender cada vez mais a importância do ato, pois acompanha os resultados em tempo real.

Desse modo, passa a valorizar mais ainda sua saúde bucal e todas as pequenas atitudes que pode fazer para conservá-la. Escovar os dentes após cada refeição e utilizar o fio dental todos os dias, por exemplo, não serão mais um grande esforço, e sim um incentivo para preservar os cuidados oferecidos por seu profissional de confiança.

E então, o que achou de todos esses benefícios do check-up preventivo? Consegue compreendê-los melhor? Se a resposta for sim, não adie mais. Agende já sua consulta e recomende esse costume para as pessoas próximas de você.

Para receber outros conteúdos tão interessantes e importantes como este, assine nossa newsletter agora mesmo. Você receberá diretamente em seu e-mail mais informações para cuidar ainda melhor de seu sorriso.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *