Conheça os sintomas do ataque cardíaco e saiba o que fazer
Continua após a publicidade..

Já parou para pensar que seu corpo pode estar transmitindo sinais de um possível ataque cardíaco e você nem sabe? É preciso prestar mais atenção! Se você reconhecer os sintomas, a chance de sobreviver e não ser mais uma vítima desse mal é maior ainda.

Esse problema do coração que mata milhares de pessoas ao ano, nada mais é que o instante em que o coágulo de sangue bloqueia o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Mas muito antes do momento exato desse bloqueio, seu corpo envia alguns avisos de que o ataque cardíaco está se aproximando — avisos silenciosos e que, muitas vezes, passam despercebidos.

Se você não brinca com a sua saúde e acredita que prevenir é melhor do que remediar,
continue a leitura e conheça os principais sintomas:

Reconheça um ataque cardíaco

Existem diversos fatores desencadeantes dos ataques cardíacos, entre eles a idade, pressão arterial alta, colesterol elevado, consumo de álcool e tabaco em excesso, hereditariedade, sedentarismo e estresse. Reconhece algum desses em seu dia a dia? Então fique atento!

Os sinais de um possível ataque cardíaco podem ser vagos e até indolores, mas todos são perigosos e significam que você precisa procurar um especialista com urgência! Aprenda a reconhecê-los agora:

Continua após a publicidade..

Sudorese

Esse é um dos principais sintomas e é facilmente reconhecido por um suor excessivo, muito mais que o normal ou de quando se realiza atividades físicas.

Com as artérias obstruídas, o organismo precisa se esforçar mais para bombear o sangue e por isso, produz mais suor — essa reação ocorre por causa da necessidade de manter o controle da temperatura do corpo com o esforço extra.

Caso o suor esteja frequente durante o sono, frio ou deixando a pele pegajosa, procure um médico imediatamente!

mulher dormindo tendo um posivel sintoma de ataque cardiaco
Imagem: Envato Elements

Dor e desconforto no peito

Esse é o sinal mais reconhecido dos ataques cardíacos. É comum as pessoas descreverem essa dor como se um elefante estivesse pisando sobre seu peito.

Esse sinal pode variar nos intervalos e existem dois tipos de dores no peito mais alarmantes: a primeira, é quando a dor atinge todo o restante de seu corpo e a segunda, ocorre somente na região esquerda e central, podendo ser sentida até mesmo no braço esquerdo.

Falta de ar

Se uma pessoa estiver sentindo falta de ar, é melhor ficar atento, pois esse também é um forte indicativo de ataque cardíaco.

Na maioria dos casos, esse sintoma é a reposta do seu coração ao estresse extra, cansaço e agitação. A exaustão e falta de ar são mais comuns entre as mulheres e podem aparecer junto aos outros sintomas ou sozinhas, da mesma forma que acomete as pessoas antes ou durante o ataque do coração.

Procurar um médico

Com todos esses sintomas, é muito importante procurar um médico. E aqui na Uniclínica BH temos um Cardiologista excelente, profissional altamente capacitado para te dar o melhor atendimento.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais