Cuidado: veja 7 sintomas que podem indicar glicose alta
Continua após a publicidade..

A glicose é um carboidrato essencial para o correto funcionamento do nosso organismo. Ela é a responsável por fornecer a energia necessária para as funções do dia a dia. O aumento do índice glicêmico, porém, é um indício de diabetes — doença que pode motivar o surgimento de outros problemas, como catarata, hipertensão e infarto.

Os sintomas de glicose alta variam de pessoa para pessoa. Mas, de modo geral, os principais indícios são perda de peso, boca seca, aftas, irritabilidade, vontade de urinar constantemente, entre outros.

Sabemos que algumas pessoas são mais propensas a ter a doença, devido ao histórico familiar. No entanto, ter uma dieta balanceada (pobre de gorduras e açúcares) e exercitar-se regularmente é uma forma de prevenir o problema. Se está desconfiado que a sua glicose está acima da ideal, continue lendo este texto.

Quais são os sintomas de glicose alta?

1. Baixa quantidade de insulina

Um dos primeiros sintomas que aparecem em pessoas com glicose alta é a baixa quantidade de insulina — hormônio capaz de reduzir a glicose no sangue. Por isso, ao desconfiar do aumento do índice glicêmico, procure realizar um teste de insulina imediatamente.

Lembre-se que o indicado é realizar a medição em jejum. Nesse caso, o valor não deverá ultrapassar os 100 mg/dL.

Continua após a publicidade..

2. Boca ressecada

A boca ressecada também é um dos primeiros sintomas de glicose alta que se manifestam no organismo. O indivíduo portador do problema, sente uma sede excessiva e tende a beber água constantemente. Porém, a boca continua seca mesmo após o consumo de líquidos.

3. Vontade de urinar constantemente

O excesso de urina em um curto período de tempo é outro sinal de alerta para a glicose alta. Além disso, a cor do xixi tende a ser alaranjada, o que torna o sintoma fácil de ser identificado.

4. Perda de peso repentina

Se você não alterou os seus hábitos físicos e alimentares, mas perdeu uma quantidade considerável de peso, pode ser que esteja com os níveis glicêmicos acima do indicado. A diminuição repentina de peso é um dos sinais mais comuns de hiperglicemia.

5. Fome excessiva

Muitas pessoas com glicose alta tiveram um aumento de apetite repentino. Por isso, se você começou a sentir uma necessidade excessiva de comer alimentos, fique em alerta e procure um profissional.

6. Sensação constante de cansaço

A sensação constante de cansaço — incluindo as dores musculares — é outro sintoma de glicose alta. Mesmo sendo uma pessoa sedentária, é interessante verificar o motivo disso estar acontecendo.

7. Visão embaçada

A vista embaçada também pode ser sinal de hiperglicemia. O ideal é procurar um médico para analisar os seus sintomas.

Como tratar esse problema?

O tratamento para a glicose alta vai variar de pessoa para pessoa. Mas, no geral, ele é feito com a aplicação de insulina e com a ingestão de alimentos balanceados e saudáveis.

Se você sente alguns dos sintomas descritos acima, é muito importante procurar um médico. É ele quem poderá analisar os indícios, dar o diagnóstico correto e prescrever o melhor tratamento para o seu eu caso.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais