Cuidados com a pele após os 25 anos: veja 5 dicas

Uma coisa é certa: a idade chega para todos nós. Isso, no entanto, não deve ser motivo para preocupação. Com os devidos cuidados com a pele, é possível mantê-la sempre bonita, saudável e viçosa.

Até os 25 anos, não há um envelhecimento muito significativo da pele facial. Porém, após essa idade, o metabolismo celular passa a ficar cada vez mais lento e o processo de envelhecimento se torna mais intenso.

Por isso, o ideal é iniciar tais cuidados o quanto antes, para minimizar os danos causados à cútis. Não sabe por onde começar? Continue a leitura e confira 5 dicas imperdíveis para manter o seu rosto sempre bonito!

1. Alimente-se corretamente

Dizem que nós somos aquilo que comemos. Em outras palavras, isso quer dizer que nosso corpo transmite exatamente aquilo que é ingerido. Isso também vale para a nossa pele, que sofre diretamente todos os efeitos do que consumimos.

Alimentos extremamente gordurosos ou ricos em conservantes e produtos químicos não fazem bem para a pele. Esses pratos podem nos deixar suscetíveis à acne (mesmo após a adolescência) e inflamações diversas, além de favorecerem o acúmulo de substâncias nocivas em nosso organismo.

Prefira se alimentar com a chamada ‘’comida de verdade’’: alimentos frescos e muitas frutas e verduras. Fuja dos superprocessados e priorize, sempre que possível, a boa e velha comida caseira de boa procedência.

2. Tome muita água

Não adianta nada investir em produtos caros para a hidratação cutânea se não investirmos também na hidratação de dentro para fora. Por isso, é essencial ingerir muito líquido (preferencialmente água) todos os dias.

O nosso corpo é composto em grande parte por água. Ela é essencial para que todas as reações ocorram corretamente em nossos órgãos. Além disso, é a responsável por eliminar toxinas e outras substâncias indesejáveis, que podem piorar progressivamente o aspecto do nosso rosto.

Beber bastante água também é o melhor meio de manter a pele sempre hidratada e livre das rugas, evitando o ressecamento excessivo e o surgimento de linhas de expressão.

3. Evite vícios

Alguns vícios nocivos, como a ingestão exagerada de álcool e o tabagismo, contribuem, e muito, para o envelhecimento da pele, sendo os inimigos número um da saúde de todo o organismo.

Esses produtos são repletos de substâncias tóxicas que se acumulam em nossas células, destruindo-as ou modificando-as definitivamente. Além disso, alguns estudos mostram evidências de que o tabagismo está relacionado ao câncer de pele.

Por isso, pessoas que bebem ou fumam estão mais propensas a exibir um rosto manchado e com rugas aparentes, causadas pelo ressecamento da pele graças aos danos sofridos pelas células sanguíneas (responsáveis pela oxigenação dos tecidos).

4. Use protetor solar

Se o cigarro e o álcool são inimigos da pele, podemos dizer que o filtro solar é o seu amigo mais próximo. É impossível desejar uma pele saudável e de aspecto jovem e ao mesmo tempo negligenciar a proteção solar diária.

Disponível em várias apresentações (creme, gel e loção) e específicos para diversos tipos de pele, o protetor solar pode ser químico ou físico. Sua função é fornecer uma barreira protetora contra os raios ultravioleta.

Os raios UV são responsáveis diretos pelo envelhecimento cutâneo e precursores do câncer de pele em homens e mulheres. Por conta disso, utilize-o todos os dias (mesmo quando estiver nublado).

5. Crie uma rotina de cuidados diários

Os cuidados com a pele envolvem certos passos, que devem ser seguidos todos os dias. A limpeza é o mais importante deles, pois remove a sujeira adquirida ao longo do dia e deixa os poros desobstruídos. É importante também retirar toda a maquiagem antes de se deitar.

Em seguida, estão a tonificação e hidratação. Esses passos também são importantes e devem ser feitos com produtos específicos para o seu tipo de pele. É essencial manter uma rotina e seguir todos os cuidados diariamente para que os efeitos sejam duradouros.

Sim, é impossível parar o tempo e frear os seus efeitos definitivamente. Mas felizmente, com alguns simples cuidados com a pele, é perfeitamente possível mantê-la linda e saudável por muitos e muitos anos!

Gostou do nosso texto? Para ficar por dentro de outros cuidados essenciais com a saúde, saiba como prevenir o contágio da herpes e se manter bem longe desse problema!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *