Dê adeus às dores nas costas de uma vez por todas!

É chata, é incômoda, é inconveniente e chega a ser insuportável aquela dor nas costas, seja ela na intensidade que for. Há quem nunca tenha sofrido com o desconforto das dores nas costas. Esta, certamente é uma pessoa privilegiada.

Sofrendo ou não desta aflição, as informações a seguir serão valiosas para manter a saúde das costas de forma eficiente e satisfatória. Vamos a elas.

Quais as principais causas de dores nas costas?

É importante entendermos a origem das dores nas costas para decidirmos qual a melhor estratégia a ser utilizada para minimizar o sofrimento que ela causa em nosso dia a dia. Destacaremos aqui duas das principais ocorrências de dores nas costas.

Dores na região lombar

Geralmente dores laterais, na parte inferior das costas, estão associadas a lesões musculares, que podem ser adquiridas após intensas rotinas de exercícios que exigem força física ou após longos períodos em uma mesma posição, seja em pé, agachado, sentado ou até mesmo deitado. Outras possíveis causas dessas dores são esforços, como carregar muito peso (sacolas ou mochilas/bolsas pesadas) e uso excessivo de salto alto.

Nestes casos, o mais recomendado são as compressas mornas para o alívio imediato das dores. Aqueça a água até ficar quente, mas em uma temperatura confortável para a pele, mergulhe uma toalha limpa e dobrada na água, esprema para tirar o excesso e ponha sobre a região dolorida. 20 minutos diários são suficientes.

Você também pode utilizar uma pomada ou um gel anti-inflamatório. Os farmacêuticos, sempre disponíveis nas drogarias, podem lhe orientar adequadamente na escolha do produto. 

Dores na parte superior das costas

Dores na parte superior das costas podem estar ligadas à má postura ou a lesões de ligamentos nesta região. De acordo com a intensidade da dor, você pode procurar ajuda médica ou tentar as dicas a seguir.

  • Procure repousar deitando sobre uma superfície plana e rígida por aproximadamente 30 minutos por dia.
  • Faça uma massagem com óleos homeopáticos, ela pode ajudar a amenizar as dores. Pode ser uma massagem profissional ou amadora, desde que não exerça muita pressão nas costas.
  • Faça pilates. Sim, esta modalidade de exercício, cada vez mais na moda, é excelente para fortalecer a musculatura e aliviar as dores nas costas. Você pode fazer uma aula experimental e conhecer exercícios que podem ser feitos mesmo em casa.

Ajuda médica é sempre a melhor opção

Nossas dicas são eficazes para o alívio imediato das dores nas costas, entretanto, considere mudanças de hábitos essenciais para melhorar a qualidade de vida. Procure manter sempre uma postura adequada no trabalho e em casa, principalmente durante o sono. Mantenha um peso saudável, exercite-se de maneira regular, buscando sempre o fortalecimento muscular, e mantenha uma alimentação o mais saudável possível. Além disso, faça alongamentos ao longo do dia. Isso pode ajudar a aliviar todas as suas dores.

É igualmente importante perceber a intensidade e regularidade das dores nas costas. Se sua dor tem duração de três meses ou mais, é considerada uma dor crônica. Elas também podem ser progressivas, ou seja, podem se agravar com o tempo, podendo tornar a situação cada vez mais complicada. Neste caso, procure ajuda médica profissional para determinar, por meio de exames clínicos, a origem do problema e o tratamento mais adequado.

Acostume-se a manter uma rotina de check-up periódico para ficar sempre atento ao seu estado de saúde. Atualmente, é possível encontrar recursos médicos acessíveis e não depender somente da rede pública de saúde. Se você tem outras dúvidas ou dicas para compartilhar, comente aqui, será ótimo conhecer suas ideias!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *