Descubra aqui como fazer a prevenção ao câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos que mais matam homens no Brasil. Assim como a maioria dos tipos de câncer, ele tem fatores de risco possíveis de identificar. Logo, prevenir é sempre melhor do que remediar.

No entanto, muitos homens deixam de fazer os exames recomendados, o que acaba contribuindo para um diagnóstico tardio e, muitas vezes, fatal. Por esse motivo, a prevenção ao câncer de próstata é tão importante. Abaixo, confira como fazer a prevenção a esse tipo de câncer e garantir uma vida saudável por muito mais tempo!

Entenda a importância da prevenção ao câncer de próstata

O câncer de próstata atinge a glândula localizada que fica logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra — canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais o tumor avança, mais mutações acontecem, conferindo maior agressividade. As células do câncer se multiplicam com muito mais velocidade do que as células normais da próstata.

Contudo, o câncer de próstata é um tumor que pode ser curado quando está no estágio inicial. Caso seja identificado em estágio avançado, o risco de vida do paciente é menor. O diagnóstico precoce, portanto, torna-se fundamental tanto para o controle quanto para a cura da doença. Além dele, alguns hábitos também são recomendados. Veja:

Tenha uma dieta balanceada

Existem diversos estudos realizados a respeito da prevenção ao câncer de próstata. Apesar de divergirem em alguns pontos, em outros eles coincidem, como na adoção de práticas saudáveis de um modo geral. Uma das principais é ter uma alimentação rica em nutrientes.

Existem evidências de que uma dieta com baixo teor de gordura e com muitas frutas e vegetais pode diminuir os riscos do desenvolvimento do câncer de próstata. Além disso, a partir de uma alimentação saudável, o peso se mantém estável e traz melhorias gerais na qualidade de vida.

Mantenha o controle do seu peso

A obesidade desencadeia uma série de problemas, inclusive o aumento do risco de diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata. Homens que estão acima do peso precisam recuperar o peso ideal. Caso tenham dificuldades, procurar por ajuda médica é o mais recomendado.

Vale ressaltar que mesmo com a adoção de hábitos saudáveis, fazer exames de rotina para verificar a saúde geral do corpo é indispensável para prevenir o câncer de próstata.

Visite o médico especialista periodiacamente

Como falamos no início deste texto, a prevenção ao câncer de próstata é a melhor maneira para reduzir as chances de seu desenvolvimento. O diagnóstico precoce inclui a análise de sangue e toque retal. Alguns médicos recomendam esse exame e a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) em homens acima dos 50 anos de idade.

Os urologistas indicam a realização de exames a partir dos 42 anos para aqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos.

Mas, diante de todas essas recomendações, é importante frisar que somente o médico poderá orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Por esse motivo, a consulta com um médico especialista é indispensável na suspeita de algum sintoma.

Gostou de saber mais sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata? Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe suas experiências! 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *