Descubra passo a passo como socorrer uma pessoa engasgada

Momentos de engasgo causam grandes sustos. Eles podem acontecer em um dia tranquilo, no meio de uma refeição em família. Com o imediatismo da situação, fica difícil manter a calma e pensar no que fazer. 

Por isso, é importante estar sempre preparado e saber como socorrer uma pessoa engasgada. Leia este passo a passo e saiba agir de forma rápida e correta quando necessário.

Por que o engasgo acontece?

O engasgo ocorre quando há um erro no funcionamento da epiglote. Esse pequeno órgão está localizado na nossa garganta e é responsável por organizar a passagem do ar até o pulmão e dos alimentos até o estômago.

A epiglote deve se manter fechada quando nos alimentamos, bebemos água ou engolimos saliva. Se isso não acontece, a comida não segue o caminho normal até o estômago. Com o desvio, ela dificulta ou interrompe a passagem de ar, causando o engasgo.

Como socorrer adultos engasgados?

Se o engasgamento for leve, oriente a pessoa a tossir com força algumas vezes. A outra opção é você dar tapas no meio das costas dela — faça movimentos rápidos de baixo para cima.

Se nada disso funcionar, siga esse passo a passo:

Ligue para a emergência

Quando presenciar um engasgo, solicite ajuda médica. Eles enviarão uma ambulância e orientarão você a realizar os primeiros socorros enquanto a equipe não chega.

Mantenha a calma

A pessoa fica muito nervosa quando tem dificuldade para respirar. Mantenha-se tranquilo e tente acalmá-la.

Levante a pessoa e se posicione atrás dela

Se a vítima do engasgo não estiver de pé, você deve colocá-la nessa posição e abraçá-la.

Realize a manobra de Heimlich

Abrace o tronco da pessoa com os dois braços e feche seu punho direito sobre a boca do estômago dela. Coloque sua mão esquerda por cima do punho fechado.

Nessa posição, você fará força contra o estômago da pessoa. O movimento deve ser para dentro e para cima. Isso faz com que o pulmão solte ar de forma rápida e o objeto do engasgo saia da garganta, liberando a respiração.

Se as vias aéreas continuarem obstruídas e a pessoa desmaiar, realize massagens cardíacas até a chegada do socorro médico.

O que fazer quando um bebê se engasga?

Considerando o tamanho dos bebês, há uma manobra específica para livrá-los de engasgos. Siga esses passos:

Segure o bebê de bruços

Pegue o bebê e o coloque deitado em seu braço, segurando o queixo dele com a mão. Deixe-o inclinado, com a cabeça levemente em direção ao chão.

Dê palmadas nas costas dele

Localize as escápulas (ossos da parte superior das costas) e dê cinco pequenos tapas entre elas. Use força moderada.

Vire-o e faça massagens na boca do estômago

Imediatamente após as palmadas nas costas, vire o bebê e faça cinco movimentos de pressão na região do estômago. Atenção: utilize apenas seus dedos indicador e médio.

Repita esses movimentos até que a criança expulse o objeto ou até a chegada da ambulância.

Socorrer uma pessoa pode não ser tarefa fácil, mas tendo as informações certas você é capaz de manter a calma e lembrar de tudo que precisa ser feito. Com o nosso passo a passo, você já sabe como socorrer uma pessoa engasgada.

Quer receber textos como esse e continuar bem informada sobre saúde? Cadastre seu e-mail e receba nossas mensagens!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *