Descubra porque se deve fazer exame médico periódico

Exame médico periódico é uma avaliação clínica que precisa ser feita de tempos em tempos ou conforme solicitação do médico. Algumas pessoas precisam fazer esses testes com maior frequência enquanto outras podem fazer anualmente.

Os benefícios para quem segue á risca as recomendações médicas e realizam os exames conforme necessário são muitos, porém para os que não se preocupam com isso podem sofrer sérios problemas ao longo do tempo.

Quer descobrir porque se deve fazer o exame médico periódico? Então, não deixe de ler este post e entenda a importância!

Para avaliar a evolução das doenças crônicas

Pacientes com doenças crônicas tais como hipertensão, diabetes, colesterol alto, câncer, dentre outras precisam fazer exames periódicos com frequência. Exemplo disso são as alterações de glicemia em pacientes diabéticos ou a elevação de substâncias inflamatórias em hipertensos. Nos dois casos é importante comunicar o médico que fará as mudanças nos medicamentos ou na alimentação.

Outras doenças requerem provas laboratoriais específicas, tais como análise das proteínas do fígado (no caso de hepatites), avaliação da função renal em indivíduos com problemas nos rins ou procedimentos mais complexos como o ultrassom e tomografia.

Para detectar doenças em estágio inicial

Os exames periódicos são recomendados conforme a faixa etária do indivíduo e as condições de saúde apresentadas. Mulheres em idade reprodutiva precisam fazer o exame de Papanicolau para detectar precocemente problemas no ovário e de mama para diagnosticar um câncer em estágio inicial.

É importante ressaltar que esses procedimentos não previnem o câncer. Mas fazer os exames de forma frequente, qualquer anormalidade será mostrada precocemente e poderá ser tratada com maior poder de cura.

Para os homens acima de 60 anos é recomendável a dosagem de PSA, substância que revela disfunções na próstata, seja devido a um câncer ou a um tamanho exacerbado do órgão, situação característica da idade.

Para avaliar condições no trabalho

A realização dos exames periódicos é obrigatória em toda empresa e poderá variar conforme o tipo de atividade executada. Esses testes são necessários para indicar algum problema no individuo que seja causado pelas condições de trabalho.

Após uma avaliação criteriosa, os médicos do trabalho poderão modificar a rotina das atividades, incluir equipamentos de proteção individual e solicitar novos exames para analisar a saúde dos trabalhadores.

Para manter a saúde em dia

Os exames médicos são solicitados para saber se a saúde do paciente está em dia. Quando o exame estiver “bom” significa que o paciente está tomando todas as medidas para manter uma vida saudável com no caso das mulheres que fazem o pré-natal adequadamente.

Se o exame estiver “ruim” é importante modificar alguns hábitos nocivos, seguir as recomendações médicas e refazer os testes novamente. Nesse caso, um clínico geral ou outro médico deverão ser consultados.

Além disso, é fundamental realizar os testes solicitados em laboratórios de boa referência para não ter problema com troca de documentos, perda de papéis, descaso com o paciente e sumiço de resultados.

A realização de exame médico periódico é fundamental para os pacientes que apresentam doenças crônicas, para aqueles que fazem triagem para detectar doenças graves e também para os indivíduos que trabalham. Em todas as situações é crucial seguir as recomendações dos profissionais clínicos para manter uma boa saúde!

E você, já fez exame médico periódico? Gostou das informações desse texto? Então, compartilhe nas redes sociais para seus amigos que precisam dessa informação!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *