Entenda o que é e quais os principais sintomas da infecção urinária
Continua após a publicidade..

Muitas vezes, as pessoas sentem incômodos no cotidiano que parecem ser normais. No entanto, podem apontar para situações mais graves. Na hora de urinar, por exemplo, o desconforto é um dos prováveis sintomas de infecção urinária.

Reconhecer esses indícios é fundamental para cuidar bem da saúde e procurar um médico com rapidez. Assim, trata-se mais
adequadamente o problema, elevando a qualidade de vida.

Para entender melhor e saber reconhecer os primeiros sinais, veja quais são os sintomas da infecção urinária e como proceder ao identificá-los.

O que é e quais são as causas da infecção urinária?

A infecção do trato urinário (ITU) acontece quando há presença de micro-organismos em qualquer parte do sistema urinário. Essa é uma infecção que pode acometer a bexiga, os rins, os ureteres ou a uretra.

O problema é causado por diversos fatores, como a migração de bactérias da flora intestinal. Outras causas são o hábito de segurar a vontade de urinar, o costume de deixar a região genital úmida e até a prática de relações sexuais sem proteção.

Continua após a publicidade..

O quadro é mais comum em mulheres por causa da anatomia do corpo feminino. O canal a uretra é menor e próximo à entrada vaginal, o que facilita a migração de micro-organismos.

Quais são os principais sintomas desse problema?

Cada corpo reage de um jeito e, dependendo de onde está a infecção, os sinais são diferentes. No entanto, alguns sintomas mais frequentes da infecção urinária são:

  • desconforto ou ardência para urinar;
  • vontade contínua de urinar;
  • incontinência urinária;
  • presença de sangue na urina;
  • sensação de bexiga cheia;
  • mal-estar.

Dependendo do nível de infecção, surgem náuseas, vômitos, dores na região lombar e até febre.

Qual especialista procurar e por que isso é importante?

Ao reconhecer os sintomas da infecção urinária, é essencial buscar um médico especializado no assunto. É o profissional que tem a capacidade de avaliar o quadro e fazer o diagnóstico, como por meio de um exame de urina.

O médico também é o único capaz de indicar o melhor tratamento e identificar as causas, de modo a evitar o problema no futuro. Sem a ajuda de um especialista, o quadro pode se agravar e gerar grandes complicações, como uma infecção generalizada.

O profissional adequado para cuidar de infecções no trato urinário, tanto em mulheres quanto em homens, é o urologista. Também indica-se procurar um clínico geral, capaz de atender os casos mais comuns.

Como é feito o tratamento?

Já que cada organismo reage de uma maneira, o quadro é tratado de modos distintos. De forma ampla, entretanto, há a prescrição de analgésicos para aliviar os sintomas da infecção urinária.

Também é utilizada uma combinação de antibióticos voltados para eliminar os micro-organismos. Em casos específicos, como infecções que surgem de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), é preciso tratar o problema maior.

Ao final, o médico dará indicações de como prevenir que a condição volte a acontecer, com orientações sobre bons hábitos e ações que devem ser evitadas.

O tratamento precisa ser seguido à risca quanto à dosagem e à duração, pois os riscos de infecção recorrente são reais. Assim, a orientação médica é determinante para retomar o bem-estar e a saúde da área.

Os sintomas de infecção urinária são muito incômodos e fáceis de reconhecer. Ao identificar qualquer um, procure um especialista para receber o tratamento correto!

Para ter um atendimento de qualidade e acessível, entre em contato com a Uniclínica e veja como podemos ajudar!

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais