Nutrólogo de Belo Horizonte indica alimentos que auxiliam na prevenção do Alzheimer

Alimentos possuem propriedades com a função de prevenir e adiar o aparecimento do Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer se trata de uma doença degenerativa e, até o presente momento, sem cura. O seu desenvolvimento está vinculado a uma série de deficiências cognitivas, que gradualmente trazem à tona o sintoma clássico, a perda de memória recente. É comum o seu aparecimento em pessoas que contenham a predisposição genética para o seu desenvolvimento, porém esse fator não impede que ela seja desenvolvida por uma pessoa que não possui registro anterior na família.

De acordo com o médico nutrólogo Octaviano Cruz, de Belo Horizonte, existem alimentos que podem colaborar com a prevenção do Mal de Alzheimer. É importante possuir uma alimentação rica em legumes e frutas. Folhas verdes, como alface, rúcula, couve, entre outras, devem ser consumidas em doses diárias. Alimentos que contenham vitaminas C e E, o chocolate puro e chá verde, são substancias ricas em antioxidantes, que também são importantes na dieta para a prevenção da doença.

O morango, em especial, possui um poderoso antioxidante, que fortalece a região cerebral correspondente à memória, intervindo no processo de deterioração causado pelo Mal de Alzheimer. Os alimentos com alta concentração de ômega 3 também são importante. Essas substâncias podem ser encontradas no óleo de peixe ou na carne destes mesmos animais, como, por exemplo, o salmão, um dos mais ricos em ômega 3.

Octaviano Cruz afirma que a ingestão dos ácidos graxos provenientes do ômega 3 colaboram para que ocorra a diminuição

das taxas de LDL, o colesterol ruim, e triglicerídeos, o que caracteriza um quadro propício ao desenvolvimento da doença. Uma alimentação rica em ômega é ainda mais recomendável para pessoas que já possuem um histórico familiar com o Mal de Alzheimer. Nestes casos, não se trata de extinguir as possibilidades de aparecimento da doença e sim de tentar adiar a sua evolução por alguns anos.

Posted in: