O que é água potável e porque ela é importante?
Continua após a publicidade..

A maior parte do corpo humano é composto por água. Esse líquido é responsável por realizar diversas funções no nosso organismo, como controle da temperatura corporal, transporte de nutrientes e participação em reações químicas. Mas você sabe o que é água potável e qual é a importância do seu consumo?

Neste post vamos esclarecer o porquê de se tomar água potável e as consequências da ingestão desse fluido contaminado. Então, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

O que é água potável?

A água potável é aquela própria para consumo. Ela reúne as características necessárias para não provocar nenhum risco à saúde do consumidor.

Muitas pessoas acreditam que a água cristalina é apropriada para beber, porém a avaliação visual não confere potabilidade ao líquido. Além da ausência de cor, sabor e gosto, ela deve estar livre de qualquer forma de contaminação.

Por que só devemos ingerir água potável?

A presença de bactérias e microrganismos contaminantes pode provocar diversas doenças, por isso é fundamental consumir somente água potável.

Continua após a publicidade..

É importante, inclusive, preparar e cozinhar alimentos com água de qualidade, para que não haja risco de contaminação na hora das refeições.

Como saber se a água está contaminada?

Alguns fatores podem indicar a contaminação da água, como:

  • não saber a sua procedência;
  • aparência suja;
  • presença de partículas de sujeira em suspensão;
  • ter coloração amarronzada, alaranjada ou amarelada;
  • possuir algum cheiro.

Quais são os cuidados necessários para tomar água?

Caso você não saiba a origem da água ou desconfie que ela esteja contaminada, é fundamental fazer o seu tratamento prévio.

Portanto, antes do consumo, a água deve ser filtrada e, em seguida, adiciona-se 2 gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada 1 litro do líquido. Misture-a e aguarde cerca de 30 minutos antes de utilizá-la.

O hipoclorito de sódio é distribuído pelo governo e também pode ser facilmente encontrado em farmácias e supermercados, sendo comercialmente conhecido como água sanitária.

Esse tipo de tratamento é recomendado para purificar as águas de cisternas, poços artesianos e poços que estejam expostos à chuva, já que podem estar contaminadas por vírus, bactérias e coliformes fecais.

Outro procedimento para tratar a água consiste em filtrá-la e ferve-la por, aproximadamente, 15 minutos. Posteriormente, o líquido deve ser agitado para evitar que o seu gosto fique desagradável.

Entretanto, mesmo que as águas sejam purificadas nas Estações de Tratamento, é necessário filtrá-las antes da sua ingestão, pois elas podem ser contaminadas nas caixas d’água ou nos canos.

O processo de filtração pode ser realizado em filtros de barros, comumente encontrados nas casas, ou em outros tipos de purificadores comercializados. É importante estar atento às orientações dadas pelo fabricante para realizar a manutenção dos equipamentos. Há ainda a opção de comprar água mineral.

Quais são as doenças relacionadas ao consumo de água contaminada?

O consumo de água contaminada pode provocar diversas doenças, como giardíase, amebíase, hepatite A, febre tifoide, leptospirose, infecção intestinal ocasionada por E. Coli, rotavírus, ascaridíase, esquistossomose e cólera.

No geral, os principais sintomas associados a essas doenças são: febre, dor abdominal, diarreia, vômito, náusea, fraqueza, calafrios, perda de apetite e de peso.

Portanto, ao perceber qualquer um desses sinais, é essencial procurar um médico para que se inicie o tratamento adequado e, assim, não haja complicações do quadro clínico. Deve-se, inclusive, evitar a automedicação e beber muito líquido de qualidade para prevenir a desidratação.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos

ler mais