O que é verme e como tratar?
Continua após a publicidade..

Em casa, na escola, na rua. Todos esses são lugares em que é possível entrar em contato com um verme intestinal. Ainda que não causem problemas fatais, os sintomas são incômodos e precisam do tratamento correto.

A pior parte é que estes organismos se proliferam com incrível facilidade e podem também passar a habitar outras partes do corpo.
Portanto, é preciso ter atenção para manter hábitos saudáveis e evitar contaminação.

Se você quer entender melhor o que é verme e como fazer para eliminar de vez a questão, acompanhe este artigo. Nele, tudo é explicado em detalhes sobre o assunto. Confira!

O que é verme, afinal?

O verme, em geral, aloja-se de início no intestino. A princípio, ele passa a se alimentar por ali e em pouco tempo consegue se reproduzir. Existem alguns vermes mais comuns que se multiplicam no organismo humano.

Oxiúro, triquinela, lombriga e tênia são alguns nomes que, com certeza, você já ouviu falar. As crianças de até 12 anos estão mais facilmente sujeitas a contraí-los, mas os adultos não escapam de serem contaminados.

Continua após a publicidade..

Isso se deve ao fato de que muitos deles, ou mesmo seus ovos, estão presentes em carnes bovinas e suínas malcozidas. Deste modo, é importante verificar a procedência do alimento e seu cozimento adequado, para evitar qualquer contato indesejado.

Quais são as causas do problema?

Normalmente, os vermes estão presentes em alimentos, água e objetos contaminados. A transmissão ocorre não só pela ingestão, mas também pelo simples contato. Muitas vezes, é a presença dos ovos dos parasitas que facilita a contaminação.

Por isso, é muito importante lavar sempre as mãos e manter os hábitos de limpeza e higiene em dia. Se você tem filhos, repasse as orientações corretas a eles, mesmo que ainda sejam pequenos, para criar a consciência e o costume.

Quais são os principais sintomas?

O sintoma mais comum em uma pessoa infectada é o desânimo. Ela passa a apresentar cansaço frequente, apatia e moleza. A partir disso, perde o interesse em suas atividades e pode até mesmo entrar em depressão.

Apesar de tudo isso, ela também pode demonstrar insônia e outros distúrbios do sono. Coceiras, erupções cutâneas e lesões com pus podem acontecer, bem como dores por todo o corpo.

Como os vermes se habituam a sugar os nutrientes do organismo, a deficiência de ferro passa a ser uma realidade no paciente. Ele fica anêmico, perde peso e, em contrapartida, sente muita fome e ansiedade.

Quais são os tratamentos recomendados?

Não invista em remédios caseiros para tratar vermes. Primeiro, procure um especialista adequado para o devido diagnóstico. Em seguida, ele receitará medicamentos anti-parasitários para resolver o problema.

Em alguns casos, o remédio pode provocar efeitos colaterais: dor abdominal e diarreia são os principais sintomas e acontecem quando a infecção se encontra em um estágio muito avançado.

Contudo, esta providência elimina apenas vermes adultos. A transmissão pelos ovos só poderá ser evitada com cuidados básicos de saúde e de higiene. Lavar as mãos, limpar as unhas, trocar a roupa de cama com certa periodicidade e limpar toda a casa pelo menos uma vez por semana são alguns deles.

Se ainda assim houver alguma irregularidade, sintoma, ou dúvida sobre o que é verme, consulte novamente o médico. Você pode, inclusive, entrar em contato conosco agora mesmo para agendar um check-up completo. Cuide bem de sua saúde!

Leia também: Entenda o que é e quais os principais sintomas da infecção urinária

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais