O que faz um ginecologista? Entenda mais sobre essa especialidade
Continua após a publicidade..

Para algumas mulheres, a visita ao ginecologista ainda é um tabu. Seja por medo, vergonha, desconhecimento ou falta de organização, uma consulta simples, que deveria ser uma prática de rotina, acaba adiada e nunca acontece.

A saúde, nesse cenário, fica prejudicada. E problemas que são de fácil tratamento, se identificados no início, podem se agravar com o tempo.

Se você se encaixa nesse perfil, é hora de deixar tudo isso de lado. Entenda bem o que faz um ginecologista e saiba porque esse profissional é tão importante na vida da mulher!

O que é ginecologia?

Vamos começar falando da especialidade médica, que se dedica aos cuidados preventivos e corretivos com o aparelho reprodutor feminino. Os profissionais dessa área são responsáveis por identificar problemas que se desenvolvem no útero, nos ovários e na região vaginal.

Além disso, o especialista em ginecologia está apto a cuidar de questões hormonais e realizar procedimentos cirúrgicos nessa região. Quase sempre também está ligado à obstetrícia, especialização focada na reprodução humana, gravidez e parto.

Continua após a publicidade..

Quando devo ir ao ginecologista?

Logo no início da puberdade, é importante que a mulher tenha seu primeiro contato com o ginecologista. Ainda que ela seja virgem, já é possível identificar nesse período qualquer distúrbio hormonal ou má formação dos órgãos reprodutores. Além disso, com as devidas orientações, a paciente se prepara melhor para a primeira menstruação.

Assim que a vida sexual começa, as consultas devem ser ainda mais frequentes. As orientações sobre sexo seguro e DSTs são passadas e repassadas, além de informações fisiológicas capazes de aumentar a consciência e percepção da mulher a respeito das especificidades e limitações do seu corpo.

No início da vida adulta, o foco continua sobre prevenção de doenças e infecções e, com a aproximação da terceira idade, entram na pauta a menopausa e seus sintomas.

O que faz um ginecologista durante a consulta?

Em uma consulta, o ginecologista sempre procura ouvir a história da mulher. Dessa forma, ela fica mais à vontade para encarar qualquer procedimento íntimo que se faça necessário e se sente segura ao ver que aquele momento não é invasivo.

Em seguida, de acordo com as necessidades da paciente, o especialista se dedica a cumprir algumas funções específicas como:

Exames preventivos

O ideal é que a mulher se consulte com um ginecologista pelo menos uma vez por ano. Nessa oportunidade, ela será submetida a uma avaliação clínica, que abrange exames preventivos. Dentre eles, está o exame de toque, o exame pélvico, a coleta do material para o Papanicolau e a mamografia.

Esses procedimentos variam de acordo com a faixa etária da paciente. Com o passar dos anos, a lista passa a incluir ultrassonografias e exames de tireoide, densitometria óssea e metabolismo do cálcio, importantes para o tratamento da menopausa e supervisão do ciclo menstrual.

Tratamento de patologias ligadas ao aparelho reprodutor feminino

A partir do resultado dos exames ginecológicos, algumas patologias relacionadas ao aparelho reprodutor feminino poderão ser identificadas e tratadas corretamente. Dentre as mais comuns, estão a candidíase, a endometriose, a síndrome do ovário policístico e as doenças sexualmente transmissíveis, como a herpes genital, a sífilis e a gonorreia.

Há também a possibilidade de prevenir infecções, osteoporose, câncer de mama e câncer do colo de útero.

Esclarecimento de dúvidas das pacientes

As consultas a um ginecologista devem ser um momento de diálogo. Você, mulher, não deve se limitar aos procedimentos habituais, mas precisa aproveitar para tirar todas as dúvidas a respeito da sua vida sexual e de qualquer mudança percebida em seu corpo, como no caso de surgimento de um nódulo na mama.

Assim, você fica mais segura e ajuda o profissional a identificar qualquer anormalidade que esteja se manifestando. Lembre-se de que conversar também é uma maneira de se cuidar, se prevenir, se tratar e, principalmente, de entender como o organismo feminino funciona.

Agora que você entende melhor o que faz um ginecologista e como seu papel é fundamental para a saúde feminina, é hora de agendar um horário e começar a se cuidar. Para isso, basta entrar em contato com a Uniclínica BH! Nossos profissionais estão prontos para te receber com um atendimento humanizado e de qualidade.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais