Ovo: mocinho ou vilão?
Continua após a publicidade..

No senso comum acredita-se que o ovo não faz parte de uma alimentação balanceada por conter muita gordura, mas foi comprovado cientificamente que os ovos fazem parte dos alimentos mais benéficos à saúde, desde que não seja consumido frito. O total de concentração de gorduras no ovo é de cerca de 5 gramas, sendo que apenas 1,5 grama é do tipo saturada. Um único ovo possui 80 calorias, ferro, proteínas, zinco, colina e a maioria desses nutrientes encontra-se na gema. Além de desvendar esse mito, ainda existem vários outros benefícios de se comer ovos diariamente.

O alimento, rico em Vitamina D, é importante para mulheres grávidas ou que estão amamentando, por beneficiar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e ajudar a prevenir defeitos no nascimento. Além disso o consumo de ovos oferece ao organismo uma boa quantidade de nutrientes. Um deles é essencial para o funcionamento cardiovascular e cerebral chamado colina, que ajuda a metabolizar e diminuir a homocisteína, evitando doenças cardiovasculares.

Por conter uma grande quantidade de proteína, os ovos fazem bem para os tecidos musculares, por isso, pessoas que fazem exercícios físicos usam o alimento como um bom aliado para manutenção e crescimento dos músculos. Se o desejo for emagrecer e evitar a flacidez ao mesmo tempo, a aposta fica na clara, que contém apenas 15 calorias e não possui gordura, nem colesterol.

De acordo com o nutrólogo Dr. Octaviano Cruz, é aconselhável incluir ovo na primeira refeição do dia, pois o alimento tem nutrientes que saciam a fome e com isso nosso corpo sente menos necessidade de ingerir outros alimentos calóricos ao longo do dia.

Resumo

Em resumo, os ovos são mais do que apenas um alimento comum. Eles são uma fonte rica e acessível de nutrientes essenciais que beneficiam a saúde de várias maneiras. Desde o desenvolvimento fetal até o fortalecimento muscular e a saciedade, os ovos merecem um lugar de destaque em uma alimentação equilibrada. Portanto, quebre o mito e aproveite todos os benefícios que os ovos têm a oferecer quando incorporados de forma inteligente em sua dieta diária.

Continua após a publicidade..

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais