Por que é importante iniciar o ano com um check up completo? Entenda!

O início do ano é uma excelente oportunidade para estabelecer metas e resoluções para mudar de vida. Se você tem esse hábito, deve acrescentar na lista um item muito importante: os cuidados com a saúde.

Nessa época, é fundamental marcar uma consulta para fazer um check up completo e descobrir como está o funcionamento do seu organismo. Com essa simples providência, é possível identificar problemas e investir em um tratamento o quanto antes.

Além disso, se nenhuma irregularidade for encontrada, você fica mais tranquilo para colocar seus outros planos em prática. Quer entender mais sobre a importância dessa ação? Então acompanhe este post!

O que é um check up completo?

Fazer um check up completo consiste em agendar consultas de rotina para passar por avaliações médicas em várias áreas da saúde. Em geral, ele deve ser feito cerca de duas vezes ao ano, de acordo com a faixa etária do paciente e o seu histórico médico.

O especialista consultado costuma solicitar exames que ajudam a diagnosticar doenças e determinar os melhores métodos de tratamento. Quem faz o procedimento logo no começo do ano, pode inclusive se preparar para cuidados a longo prazo e realizar outras ações preventivas para evitar que qualquer outra enfermidade se manifeste.

Por que ele deve ser feito periodicamente?

Desde bebê, o indivíduo passa por eventuais consultas para verificar a saúde. Contudo, à medida que cresce, é recorrente notar um desinteresse por esse cuidado. E é justamente na vida adulta que alguns problemas começam a aparecer em razão da maturidade alcançada pelo corpo.

A partir dos 30 anos de idade, é praticamente obrigatório que o check up seja feito periodicamente. Se o paciente tiver doenças crônicas e genéticas na família, esse cuidado deve ser redobrado. Um diagnóstico que demora a acontecer resulta em tratamentos mais longos e problemas ainda maiores.

Quais são os principais exames a serem feitos?

A avaliação médica feita no check up tem como base alguns exames principais. São eles:

Hemograma

Conhecido também como exame de sangue, o hemograma fornece uma visão precisa a respeito de hemoglobinas, glicemia e células vermelhas e brancas. Por meio dele, é possível identificar infecções que interferem na atuação do sangue no organismo.

Triglicérides

Esse exame mede as taxas de triglicérides no sangue. O termo se refere à fórmula que determina o armazenamento de lipídios no corpo. Qualquer irregularidade mostrada é sinal de atenção.

Cortisol

Se os níveis de cortisol no sangue estiverem elevados, isso significa sinal de estresse, ganho de peso e deficiência do sistema imunológico. Sem o tratamento adequado, músculos e ossos também podem ser atingidos.

HDL e LDL

Para saber a respeito do controle de colesterol, é feita a observação do HDL (o colesterol bom) e do LDL (o ruim).

Exames específicos para as mulheres

As mulheres precisam fazer alguns exames específicos. Entre eles estão o papanicolau e a mamografia (cujo foco é a prevenção do câncer de mama), solicitados pelo ginecologista.  

Exames específicos para os homens

A partir dos 45 anos, homens devem se submeter ao exame de próstata, ainda que nenhum sinal ou sintoma diferente se manifeste. Também é fundamental fazer provas de sangue, que avaliam a função renal e identificam tumores na região da próstata.

Se o médico pedir algum exame além desses, não há motivo para preocupação. Muito pelo contrário: a avaliação será ainda mais aprofundada e seu check up completo, mais seguro.

 Agora que você sabe a importância dessa prática, entre em contato conosco, agende um horário para consulta e comece a se cuidar logo no início do ano!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *