Qual a importância dos exames ocupacionais

Todo mundo sabe que a realização de exames periódicos é a melhor forma de se prevenir doenças. Muitos problemas podem ser evitados ou tratados de forma correta, caso sejam diagnosticados precocemente. 

Quando se trata de exames ocupacionais, a importância é ainda mais evidente. Afinal, o esforço laboral, juntamente com o desgaste das horas trabalhadas, pode ocasionar prejuízos à saúde. 

As empresas são obrigadas a realizar exames nos trabalhadores no momento da admissão e demissão. Além disso, muitos não sabem, mas a realização periódica de exames médicos em funcionários de uma organização está prevista em lei. Logo, as instituições que descumprem essas regras estão sujeitas a multas e outras penalidades.

A seguir, listamos os principais exames ocupacionais existentes. Conheça-os e entenda a importância de cada um deles. 

Conheça os principais exames ocupacionais

Exames periódicos

Os exames periódicos têm o objetivo de avaliar a condição de saúde de um funcionário no decorrer do exercício da profissão. Eles são essenciais para que o médico do trabalho faça o encaminhamento do colaborador para o tratamento adequado, caso seja necessário. 

O intervalo de tempo entre um exame e outro varia de empresa para empresa. Porém, a maioria das organizações costuma realizar os procedimentos a cada semestre ou a cada ano. 

Exame de admissão

O exame admissional é feito quando o processo de contratação está em andamento. Ele tem o intuito de fazer uma avaliação para verificar se o trabalhador possui as condições necessárias para assumir o cargo. É importante tanto para a empresa — que evita processos trabalhistas — quanto para a saúde do trabalhador.

Retorno ao trabalho

Quando um trabalhador é afastado do emprego por motivos de saúde, ele deve passar por exames antes de retornar ao antigo cargo. Isso é importantíssimo para averiguar se o colaborador está apto para voltar às suas atividades ou se é melhor renovar a licença médica. O exame deve ser feito independente da quantidade de dias de afastamento.

Mudança de função 

Este exame deve ser realizado quando um trabalhador vai assumir uma função diferente da que ocupa. Geralmente, ele ocorre quando há maior periculosidade ou exposição a riscos.

Além de avaliar as condições físicas e emocionais do colaborador para um cargo específico, o exame tem a função de fazer o registro inicial do funcionário. Assim, quando ele for fazer o periódico, saberá exatamente o que mudou em sua saúde depois de assumir determinada função. 

Exame demissional 

O exame demissional é muito importante tanto para trabalhadores que pediram demissão, quanto para os que foram dispensados. O objetivo principal aqui é avaliar se houve algum dano físico ou psicológico ao colaborador durante o período em que esteve na empresa. 

Como vocês puderem ver, os exames ocupacionais são importantes para as empresas evitarem problemas futuros e para os funcionários garantirem a manutenção da saúde. Além disso, são essenciais para a prevenção de doenças.

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de dicas que vão te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *