Quando devo procurar um médico clínico geral?
Continua após a publicidade..

A medicina possui diversas áreas de atuação. Inclusive, é muito comum a procura de especialistas dependendo do local em que a dor se manifesta. Por exemplo, quando o desconforto é no estômago, logo se cogita procurar um gastroenterologista, para solicitar os exames e chegar ao diagnóstico correto.

Contudo, o que muitos pacientes não sabem é que o primeiro passo a ser dado é procurar um médico clínico geral. Ele é o profissional específico que fará a avaliação primária dos seus sintomas. É ele que indicará o especialista certo que realmente poderá ajudar, caso seja necessário. Afinal, ninguém quer ficar passando por vários médicos para descobrir a origem da dor, não é mesmo?

O clínico geral tem uma visão integral sobre o organismo humano e está preparado para oferecer diagnósticos iniciais e orientações para situações que de fato mereçam mais atenção.

O que faz um clínico?

O clínico é o médico que vai acompanhar o paciente por toda a vida, ou seja, é aquele com quem mais terá contato.

É o especialista que pode ajudar a esclarecer dúvidas em relação ao uso de medicamentos diversos, inclusive receitados por médicos de outras áreas de atuação. Além disso, é o médico responsável pelos famosos exames rotineiros, ou seja, o check-up.

Continua após a publicidade..

O clínico também participa da rotina de pacientes que fazem acompanhamentos frequentes, como hipertensos, diabéticos, entre outros, podendo informá-los e contribuir com orientações durante o tratamento.

Quando procurar um médico clínico geral?

Apesar de que, ao sentir dores em determinadas regiões do corpo ou algum tipo de alteração, como alergia, por exemplo, parece óbvio qual especialidade de médico se deva procurar, algumas doenças são mais difíceis de decifrar por terem sintomas bem parecidos.

É nesse momento que o clínico geral deve ser procurado, pois ele poderá pedir certos exames iniciais que darão mais clareza,
esgotando algumas possibilidades e chegando de fato ao tratamento necessário para aquele tipo de desconforto ou a orientação do especialista que deve ser procurado.

Outra questão muito importante é que o clínico geral é responsável pelo acompanhamento do paciente ao longo dos anos. Então, ele orienta também com base no histórico familiar da pessoa e solicita exames periódicos.

Além disso, esse médico está apto a tratar de um paciente como qualquer outro, fazendo o encaminhamento para um especialista apenas se houver necessidade.

Quais são as especialidades do clínico geral?

O clínico geral é o responsável pelas seguintes consultas, entre outras tantas:

  • check-up;
  • avaliação pré-operatória;
  • orientação nutricional;
  • hipertensão arterial;
  • avaliação para atividade física;
  • colesterol alto;
  • infecções na pele em geral;
  • alergias;
  • doenças virais;
  • enxaqueca e dores de cabeça;
  • diabetes;
  • hipo/hipertireoidismo;
  • anemia;
  • indicações de vacinas;
  • resfriados.

Dessa forma, procurar um médico clínico geral é necessário pelo fato de ele ter conhecimento sobre os órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, devendo ser a primeira opção do paciente sempre.

Afinal, ele é o médico de confiança, com o objetivo de servir à sociedade auxiliando na prevenção e no diagnóstico de doenças.

Portanto, diante da importância do médico clínico geral como seu ponto de partida no cuidado com a saúde, não hesite em marcar uma consulta com um profissional qualificado. Agende sua avaliação com um clínico geral, e ele será o guia fundamental na sua jornada em direção ao bem-estar e à qualidade de vida. Lembre-se, cuidar da sua saúde começa por um diagnóstico preciso e um encaminhamento adequado, e o clínico geral é a porta de entrada para esse cuidado abrangente. Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo para uma vida mais saudável e tranquila.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais