Você sabe realmente o que faz um nutricionista?
Continua após a publicidade..

A consciência sobre os cuidados com a alimentação está cada vez mais instalada entre as pessoas, que buscam as melhores alternativas para mudar seus hábitos e obter qualidade de vida.

Os profissionais da área de nutrição são procurados por pacientes com diferentes objetivos.
Mas você sabe realmente o que faz o nutricionista?

É para explicar melhor a função desse profissional e o que esperar de uma consulta que elaboramos este post. Na sequência, confira também bons motivos para você procurar um especialista da área!

Como é o trabalho de um nutricionista?

De maneira geral, o trabalho do nutricionista é elaborar planos alimentares individuais ou em
grupo, partindo de um diagnóstico nutricional. A dieta atenderá as necessidades do paciente, por isso, o profissional faz investigações a respeito do estilo de vida dele, seus hábitos alimentares e estado de saúde.

O nutricionista promove uma educação alimentar, orientando pessoas a fazer combinações
de alimentos. Nesse processo, ele alerta sobre o que deve ser evitado ou priorizado. A partir dessa orientação o paciente pode fazer suas escolhas e montar o melhor cardápio.

Continua após a publicidade..

Quando o nutricionista tem função coletiva, seu objetivo é cuidar da saúde de um grupo. Por isso, além da clínica, ele pode trabalhar em restaurantes, cozinhas industriais, refeitórios, empresas e, ainda, na área de vigilância sanitária.

O que esperar de uma consulta?

O nutricionista costuma medir o peso, altura, quantidade de massa muscular e de gordura corporal. Ele pode solicitar exames, como os de sangue e urina, para a complementação de suas análises.

Durante a consulta, o paciente precisa responder a uma série de perguntas sobre o histórico familiar, possíveis alergias a medicamentos e alimentos, hábitos e estilo de vida. Também deve informar se pratica exercícios físicos e explicar sua função no trabalho.

Para quem o nutricionista é indicado?

O nutricionista é indicado para quem deseja adequar seus hábitos alimentares, seja devido a algum problema de saúde ou visando questões estéticas, como o emagrecimento.

A função esportiva também está no rol do que faz o nutricionista. Nesse caso, o trabalho do profissional é indicado para atletas que buscam melhorar o rendimento e otimizar a recuperação após os exercícios.

Por que procurar um bom nutricionista?

Entenda as vantagens de buscar esse profissional para modificar sua relação com os alimentos e obter mais qualidade de vida:

Dosagem correta de vitaminas e sais minerais
Nem sempre nossas escolhas saudáveis são as mais indicadas para o nosso organismo. É o nutricionista quem pode dizer quais combinações são melhores para os nossos objetivos, já que consegue dosar as quantidades de vitaminas e sais minerais para cada paciente.

Maior ganho de energia

O equilíbrio da alimentação proposto pelo nutricionista proporciona ao paciente mais energia em seu dia a dia. O indivíduo encontra mais disposição para realizar as tarefas diárias, pode ficar mais produtivo no trabalho e até mesmo melhorar sua autoestima. Tudo isso por suprir a falta de determinados nutrientes importantes para o corpo.

Auxílio adequado para manter a forma

Emagrecer pode ser uma missão complicada para muita gente. Com o acompanhamento de um nutricionista, esse processo pode ser menos doloroso. O profissional montará um cardápio que se encaixa na rotina e preferências de cada pessoa.

Prevenção e auxílio no tratamento de doenças

Com as indicações corretas para a alimentação, o paciente poderá prevenir o surgimento de algumas doenças causadas pela falta ou excesso de determinados nutrientes. Da mesma forma, quem está em tratamento usufrui do acompanhamento que potencializa os cuidados com a saúde.

Dosagem correta dos macronutrientes

Proteínas, carboidratos e lipídeos não devem ser cortados ou inseridos na dieta de qualquer jeito. O nutricionista é quem pode dosar as quantidades ideais dos alimentos, balanceando o consumo de diferentes nutrientes.

Agora que você já sabe o que faz o nutricionista, talvez seja a hora de procurar um, não acha?

Aproveite os conhecimentos e a orientação do profissional para alcançar uma alimentação saudável e uma vida mais equilibrada.

Quer garantir o atendimento em uma clínica popular de alta estrutura e com valores acessíveis? Clique abaixo e agende sua consulta conosco.

Leia também: 14 alimentos fundamentais – e o que fazer se o seu filho não gostar deles

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos

ler mais