3 causas de dor de garganta e como tratá-las
Continua após a publicidade..

A estação em que as temperaturas caem não está longe, com ela, alguns problemas típicos surgem. A dor de garganta, condição que pode ser causada por vírus, bactérias e até mesmo por fatores ambientais, costuma prosperar nesta época.

Pensando nisso, neste post, abordaremos as principais causas da dor de garganta, além de explicar de maneira breve o seu
tratamento. Acompanhe!

Quais os principais tipos de dor de garganta?

A dor de garganta pode ser causada por diversas infecções e inflamações. A seguir, listamos as principais:

Faringite

A faringite é a inflamação na “parede” que se localiza no fundo da boca. Geralmente, é provocada por vírus, mas a sinusite e refluxos também podem ser fatores que causam incômodos. Entre os principais sintomas, a pessoa sente dores para engolir, falar e até bocejar. O quadro também apresenta vermelhidão no fundo da boca e de aftas. Se for causada por bactérias, há, ainda, a formação de pus.

Para as dores mais leves, o tratamento pode ser feito por analgésicos e antitérmicos. Caso o incômodo não melhore em 24 horas após a medicação, é necessário procurar um médico com objetivo de verificar se a infecção é bacteriana para que se receite, então, os antibióticos.

Continua após a publicidade..

Conheça um pouco mais sobre a Uniclínica BH. Facilidade para você agendar suas consultas e exames.

Amigdalite

Na maioria das vezes, é causada por vírus. Essa é uma inflamação das amígdalas, que são os tecidos arredondados localizados nas laterais da garganta. A dor que essa inflamação causa é intensa e pode trazer, entre outros sintomas, febre, indisposição e mal-estar.

É necessário que analise a garganta para que faça o tratamento adequado. Quando houver formação de placas de pus, é provável que tenham sido causadas por bactérias, sendo importante, assim, uma consulta com médico específico para que se receite antibióticos.

Laringite

Pode ser facilmente confundida com a faringite. No entanto, essa infecção ocorre na laringe e é provocada apenas por vírus. A laringite é uma inflamação mais profunda, localizada na região do pescoço. Por essa razão, é impossível visualizá-la a olho nu. O que primeiro se manifesta é a dor na legião da laringe. Logo em seguida, a pessoa apresenta rouquidão e, por último, é acometida por uma tosse irritativa e seca.

Para que se faça o tratamento, é necessário o uso de analgésicos. Caso a rouquidão não apresente melhoras em um período de sete dias, é fundamental a consulta de um médico. Em pessoas fumantes e que bebem muito, a laringite pode desencadear problemas mais graves: portanto, fiquem atentos!

Como evitar que a dor de garganta evolua?

Caso esteja infectado, a principal dica é beber bastante líquido. Isso faz com que fique hidratado, além de permitir que as membranas permaneçam úmidas e menos propícias a permitir com que a infecção se desenvolva. Mas atenção! Fique longe dos líquidos doces ou que tenham cafeína, pois podem agravar os sintomas.

Você também pode aumentar o consumo de vitamina C, que estimula o seu sistema imunológico. Certifique-se de que esteja tomando a dose diária desejada, comendo frutas e legumes que contenham essa vitamina em sua propriedade, como laranja, brócolis, limão, couve ou oxicoco.

Como você pôde perceber, a dor de garganta pode ser causada por diversos fatores de saúde, mas é possível adotar práticas no dia a dia que reduzam seus efeitos. Assim, você evita que ela evolua para um estágio mais crítico, além de se sentir melhor em relação aos sintomas.

Já está a um tempo sentindo uma dor de garganta? Que tal se consultar com um Otorrino para garantir que essa dor não veja a ser prejudicial. Marque uma consulta com nosso especialista hoje mesmo

Clique no botão abaixo e agende uma consulta com a gente!

Leia também: “Conheça a Dra. Camila Medeiros, Clínica Geral da Uniclínica BH”

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais