4 dicas de chás para combater a dor de estômago
Continua após a publicidade..

Seja por causa de uma indigestão, de algum alimento que não caiu muito bem ou derivada de algum problema mais grave como gastrite ou refluxo, a dor de estômago é um incômodo e tanto, não é mesmo?

Talvez você até saiba o que fazer para prevenir o seu aparecimento: seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente e não abusar daquilo que pode ser prejudicial para a saúde do seu sistema digestivo. Mas, vez ou outra, ela sempre aparece!

Pensando nisso, listamos 4 tipos de chá para dor de estômago. Após a leitura, você verá que, além de minimizar esse desconforto, esses chás podem ser benéficos em outras situações também. Acompanhe!

Chá de hortelã

A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. Mas o que talvez você não saiba, é que ela é ótima como chá para dor de estômago. A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Para fazer o seu chá, você só precisa de 1 xícara de água e de 1 colher de sobremesa de folhas de hortelã picadas. Ferva a água, desligue o fogo, adicione as folhas de hortelã e abafe por 10 minutos. Você pode bebê-lo assim ou adoçá-lo.

Continua após a publicidade..

Chá de erva-doce

A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. Toda a planta pode ser consumida nos mais diversos preparos, mas para os chás as sementes são as mais indicadas. Quando secas, elas combatem a azia, a sensação de inchaço, a pressão alta e até mesmo as cólicas de bebês, além de auxiliar na redução do apetite.

Para preparar o chá em casa, basta ferver 1 litro de água com cerca de 3 colheres de sopa das sementes, por 3 minutos, desligar e abafar por mais 5 minutos. Além de ótimo para a saúde, ele fica uma delícia!

Conheça um pouco mais sobre a Uniclínica BH. Facilidade para você agendar suas consultas e exames.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é famoso por tratar as infecções de garganta e é por isso que sempre vemos xaropes e pastilhas feitos dessa raiz. Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas.

Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água. Depois é só consumi-lo três vezes ao dia e você terá um sistema digestivo bem mais calmo.

Chá de camomila

A camomila é uma das plantas mais populares quando o assunto é chá. Apesar de ter um cultivo maior na América do Norte, ela se difundiu de maneira extensa no Brasil e é usada para alimentar, perfumar e, claro, tratar diversos problemas, como as dores estomacais.

Além de combater a má digestão, o chá de camomila também é ótimo contra diabetes, insônia, stress, conjuntivite, infeções urinárias e desarranjos intestinais.
Para fazer o seu chá, ferva ½ litro de água, desligue e adicione 2 colheres de flores e folhas de camomila secas, abafe por 15 minutos e sirva a seguir.

Apesar de ser uma delícia, o chá para dor de estômago não substitui o acompanhamento e o tratamento de um médico. Assim, se você sofrer de algum problema frequentemente, não hesite em buscar ajuda profissional.

Agora que você sabe um pouco mais sobre chá para dor de estômago, que tal saber o que pode estar causando as suas dores
estomacais?

Clique no botão abaixo e agende uma consulta com a gente!

Leia também: “Conheça a Dra. Camila Medeiros, Clínica Geral da Uniclínica BH”

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais