5 dicas para evitar dores nas costas!
Continua após a publicidade..

Para evitar as dores nas costas, é preciso prestar atenção a alguns detalhes, pois, na maioria das vezes, a culpa é de hábitos ruins que possuímos. O lado bom é que se mudarmos pequenas coisas na rotina, é possível evitar esse incômodo tão comum.

Veja abaixo algumas dicas simples e eficientes para evitar dores nas costas e ter mais qualidade de vida:

Tenha cuidado com a postura

A má postura é uma das maiores causas de dores nas costas. Para que essa situação passe longe de você, deixe as costas retas quando estiver sentado ou andando. Se for pegar algum objeto no chão, evite ficar curvado. Nesse caso, o melhor é dobrar os joelhos para ficar na altura necessária.

Caso durma de lado, coloque um travesseiro entre as pernas. E dormir de bruços, de jeito nenhum! Essa posição força o pescoço e a lombar, trazendo prejuízos em dobro. O colchão deve ser o correto para o seu peso, nem muito macio, nem muito firme.

Não carregue muito peso

Bolsas e mochilas são outros grandes vilões para as costas. Para evitar danos, leve dentro delas somente o necessário e use-as nos dois ombros para não sobrecarregar apenas um lado do corpo.

Continua após a publicidade..

Se for preciso carregar malas, não coloque tudo dentro de uma só. Divida o peso e leve uma em cada mão.

pessoa com dores nas costas por estar carregando uma mochila muito pesada
Imagem: Destaque

Movimente-se!

Quem trabalha por muito tempo sentado deve tentar fazer pequenas pausas ao longo do dia para se alongar. Se a rotina for muito corrida, aproveite o intervalo para o lanche ou o momento em que vai ao banheiro para se esticar um pouco.

Aqueles que não fazem nenhuma atividade física podem começar a se exercitar com caminhadas ou pedalando. Se você mora perto de onde trabalha, que tal ir a pé ou de bicicleta? Dessa forma também é possível reduzir a pressão alta e diminuir o colesterol.

Faça exercícios da forma correta

Nunca se exercite usando rasteirinhas, sapatilhas ou chinelos, pois esse tipo de calçado não distribui bem o peso do corpo. O ideal é usar sempre um tênis confortável.

E evite exercitar-se em excesso, pois assim você prejudica as costas e também os pés.

pessoa com dores nas costas por se exercitar errado
Imagem: Destaque

Cuide-se mais durante a gravidez

Tente não levantar peso no final da gravidez, pois nessa fase o bebê já está maior e útero força a coluna e os músculos abdominais. Além disso, existem cintas especiais para sustentar a barriga que podem aliviar as dores.

Na hora de dormir, é melhor ficar de lado e colocar um travesseiro embaixo da barriga. Se o incômodo estiver muito grande, colocar bolsas de água quente na região dolorida também pode ajudar.

Um detalhe especial não pode ser esquecido: sentir dores nas costas e ao mesmo tempo perceber a barriga ficando dura pode ser sinal de trabalho de parto. Se isso acontecer, não deixe de procurar um médico.

Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil evitar dores nas costas. Mas se mesmo com esses cuidados o problema continuar, procure um médico e não use remédios por conta própria, pois somente um profissional saberá o melhor tratamento para cada caso.

Se você passa por isso, busque atendimento em uma clínica médica confiável, onde possa fazer os exames necessários e receber os cuidados que precisa sem gastar muito e sem depender do SUS, pois a sua saúde e de sua família devem estar sempre em primeiro lugar.

E essa clínica já está bem aqui, a Uniclínica está pronta para atende-lô da melhor forma, clique abaixo e agende sua consulta com nosso ortopedista.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos

ler mais