5 dicas para prevenir e controlar a pressão alta
Continua após a publicidade..

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que acomete milhares de pessoas em todo o mundo. Ela surge quando as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, causando uma sobrecarga sobre elas.

Muitos fatores estão ligados à hipertensão como obesidade, envelhecimento, problemas renais, hereditariedade, dentre outros. O problema é sério e merece atenção, uma vez que este quadro pode ser o gatilho para o aparecimento de várias doenças, principalmente àquelas ligadas ao cérebro e coração.

Continue esta leitura, pois preparamos 5 dicas que vão ajudar a prevenir e controlar a pressão alta.

1. Praticar atividades físicas

Todo mundo sabe que fazer atividade física é importante para ter uma vida saudável. No caso dos hipertensos, ela é fundamental, pois melhoram o sistema circulatório e pulmonar.

Prefira os exercícios aeróbicos, mas não exagere. Além disso, consulte um médico antes de iniciar qualquer exercício, principalmente se você já é hipertensa.

Continua após a publicidade..

2. Consumir alimentos que ajudam a controlar a pressão

A alimentação também pode ajudar no controle desta doença. Adote uma dieta rica em potássio. Ele diminui a pressão sanguínea e tem o poder de expulsar o sódio do organismo.

Você irá encontrá-lo nos seguintes alimentos:

  • Brócolis;
  • Lentilha;
  • Espinafre;
  • Chicória;
  • Abacate;
  • Rabanete;
  • Banana;
  • Mamão;
  • Ameixa;
  • Couve-flor;
  • Laranja.

Os alimentos ricos em ômega 3 também devem ser consumidos. E sabe por quê? É que eles ajudam a tirar a gordura ruim do sangue, fazendo com que o sangue circule melhor. Então, não esqueça de comer sardinha, salmão, cavala, arenque e atum.

3. Não fumar

O tabagismo e a hipertensão não podem caminhar juntos. É uma contradição tentar controlar a pressão e continuar fumando. O cigarro possui substâncias tóxicas que são um verdadeiro veneno para a circulação sanguínea, além de ser prejudicial para todo o organismo.

4. Manter o peso ideal

Quando o peso está acima do ideal, há um aumento de esforço do coração para bombear o sangue. Essa é uma das dicas mais valiosas para os hipertensos, já que a obesidade é um dos fatores de risco mais comuns para o aumento da pressão arterial.

Combine uma dieta moderada com a prática de atividade física e perca os quilinhos a mais. Essa combinação vai ajudar a prevenir a doença e, para quem já sofre com ela, a controlar.

5. Reduzir o sal

Para a maioria das pessoas, a hipertensão está relacionada ao consumo excessivo de sal. E realmente ele é um grande vilão. Diminua seu consumo e substitua por ervas e outros temperos como cebolinha, coentro, salsa, cebola, limão e outros que são ótimos para todos os tipos de receitas.

Fique de olho também nos processados como salgadinhos, biscoitos e nuggets, pois têm grande concentração de sódio. Evite os enlatados, comida em conserva, refrigerantes e embutidos.

Prefira sempre alimentos naturais, frutas e verduras. E no caso de ingerir industrializado, que seja o mínimo possível. E não esqueça de olhar no rótulo a quantidade de sódio.

Dica extra: Não deixe de consultar um médico regularmente, principalmente se você já apresenta quadro de pressão alta ou possui casos na família.

Em suma, a prevenção e controle da pressão alta são fundamentais para garantir uma vida saudável e evitar complicações graves. Ao adotar essas cinco dicas em sua rotina, você estará investindo em sua saúde cardiovascular e bem-estar geral.

Se você deseja obter orientação personalizada e um plano de cuidados específico para prevenir ou controlar a pressão alta, não hesite em agendar uma consulta com nossos profissionais especializados. Clique aqui para agendar sua consulta e dar um passo importante em direção a uma vida com pressão arterial saudável. Lembre-se de que cuidar da sua saúde é um investimento valioso para o seu futuro bem-estar.

Leia também: Por que é importante visitar regularmente o cardiologista?Entenda!

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais