Afinal, como é possível envelhecer com saúde e qualidade de vida?
Continua após a publicidade..

Segundo pesquisas recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro está vivendo mais. Isso significa que, para ter uma terceira idade com qualidade de vida, devemos nos dedicar a envelhecer com saúde.

A velhice é um fenômeno natural e não existe prevenção para as transformações corporais e psicológicas que já são esperadas.
Sabendo disso, busque manter o bem-estar físico, emocional e social ao longo da sua existência.

Você sabe o que fazer agora para ter uma velhice saudável no futuro? Continue a leitura do texto e aprenda como adotar hábitos que trarão mais qualidade para sua vida!

Tenha hábitos saudáveis

É indiscutível que a alimentação é uma das principais ações para ter uma rotina saudável. Portanto, dê atenção ao que come, consuma variedades de frutas, verduras e vegetais e evite frituras, produtos industrializados e excesso de açúcares.

Sei que parece clichê falar tudo isso, porém, é um fato que a maioria das pessoas se alimenta de forma incorreta.

Continua após a publicidade..

Não é fácil modificar hábitos. Para conseguir essa transformação, peça ajuda profissional. Consulte um nutricionista, ele mostrará que com pequenas mudanças você terá uma dieta equilibrada.

Beba no mínimo dois litros de água por dia, essa atitude deixará o corpo hidratado e com os órgãos internos em ótimo funcionamento.
A pele e o cabelo também agradecem, pois ficam mais brilhantes e sedosos.

Por sua vez, uma boa noite de sono faz maravilhas pelo seu corpo, como: prevenção de doenças, devido ao aumento do seu sistema imune; pele mais bonita por causa do descanso; e bom humor, gerado pelos hormônios produzidos durante o sono.

mulher bebendo agua para ter uma melhor qualidade de vida
Mulher tendo habitos saudáveis

Pratique exercícios físicos regularmente

Também é inegável que a prática regular de atividades físicas traz benefícios para o corpo que refletirão na sua velhice.

A melhora da postura evitará problemas da coluna no futuro, bem como manter os músculos fortes auxiliará nas tarefas do cotidiano e a melhora do equilíbrio protegerá seu corpo de quedas e fraturas.

Além disso, você manterá o peso sob controle. Se unir os exercícios e os hábitos saudáveis, o resultado será uma estrutura física mais forte e a prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Faça consultas regulares ao médico

Não espere a velhice chegar para procurar o médico, para cada fase da vida existe uma especialidade para consultar. O ideal é realizar um check-up anual em caráter de prevenção e seguir as recomendações do profissional de saúde ao longo da vida.

Atualmente, existem clínicas com diversas especialidades médicas e profissionais qualificados. Durante a consulta, faça perguntas sobre como se manter saudável para ter mais qualidade de vida na terceira idade.

indo ao médico regularmente para ter uma qualidade de vida melhor
Homem no médico, fazendo sua consulta regularmente

Evite o estresse

A vida moderna tem muitas facilidades, porém, a cobrança também é muito maior que antigamente. Grande parte das pessoas não consegue organizar e controlar o próprio tempo e, com isso, deixam os momentos de lazer de lado e se cobram para que a vida seja perfeita.

É bem contraditória a situação descrita acima, pois esse estado de constante exaustão gera doenças como: gastrites, depressão e problemas intestinais.

Para evitar esses efeitos, procure manter os hábitos saudáveis descritos no texto e, se puder, inclua sessões de acupuntura e consultas com psicólogos. Essas terapias o ajudarão a viver o tempo presente e a se preparar para o futuro.

A saúde deve receber atenção ao longo da vida e manter os hábitos saudáveis previne doenças. Portanto, procure o médico da Uniclínica e siga as recomendações indicadas por ele. Mantenha seu corpo ativo e divirta-se com amigos e familiares.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais