Caroço na virilha: saiba o que pode ser e as causas desse problema!

O surgimento de estruturas anormais em nosso corpo assusta e causa muita insegurança na maioria dos pacientes. O aparecimento de um caroço na virilha, por exemplo, é uma das ocorrências que mais trazem receio às pessoas. Mas afinal, o que pode ser esse problema?

Os caroços — denominação popular atribuída ao aparecimento de nódulos, normalmente por baixo da pele, em determinadas regiões do corpo — podem ter diferentes apresentações (serem macios ou firmes, por exemplo) e sintomas, como a presença de dor ou vermelhidão no local.

O primeiro pensamento é, evidentemente, o surgimento de um câncer na região. No entanto, essa não é a única explicação para o aparecimento dos nódulos na área da virilha. Por isso, é essencial conhecer outras causas que podem estar ligadas ao problema.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira algumas das principais causas desse problema e saiba como agir caso ele aconteça com você ou com alguém próximo!

Câncer

A primeira preocupação das pessoas diz respeito ao surgimento de algum tipo de câncer, certo? No entanto, essa é uma das ocorrências menos comuns e que traz alguns sintomas bastante particulares.

Na maioria das vezes, os nódulos causados pela modificação de células, tornando-as cancerosas, crescem de maneira muito lenta e não causam dor. Eles podem estar ligados ao câncer na região ou em outras partes do corpo. Por isso, é importante ficar atento a todos os sinais transmitidos pelo organismo.

Infecções

Algumas infecções, mesmo as de caráter mais generalizado, pode fazer com que ocorra um aumento na região da virilha. Isso acontece por conta da presença dos gânglios linfáticos, estruturas que fazem parte do sistema imune, na região.

Por isso, seu inchaço pode indicar que o organismo está, naquele momento, lutando contra a invasão de agentes infecciosos nocivos. O crescimento do caroço significa que há uma superprodução de células de defesa ocorrendo no local.

Linfadenite

Ainda falando sobre os gânglios linfáticos, é possível que uma inflamação atinja-os de maneira muito mais direta. Quando isso ocorre, estamos lidando com uma linfadenite.

Nesses casos, o caroço na virilha aumenta rapidamente de tamanho, é avermelhado e causa dor e desconforto. Há, na maioria das vezes, o aumento de temperatura na região. O tratamento é feito normalmente com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios específicos.

Hérnia

Muito se ouve falar sobre a hérnia, mas em suas formas umbilical ou que atinge os discos da coluna vertebral. O que poucos sabem, no entanto, é que a hérnia inguinal ocorre na virilha e pode causar o surgimento de um caroço na região.

Isso acontece quando uma porção do intestino ultrapassa a parede do abdômen e desce até a virilha. Esse caroço causa muita dor e desconforto, além de limitar os movimentos do paciente. O tratamento, nesses casos, é cirúrgico.

Além dessas razões, outras doenças, como alergias ou sífilis, podem fazer com que apareça um caroço na virilha. Por conta disso, é fundamental ficar alerta aos sintomas secundários e buscar auxílio especializado!

Como podemos ver, uma série de fatores pode desencadear o surgimento de um caroço na virilha, assim como em outras áreas do corpo. Por isso, é fundamental procurar um clínico geral quanto antes para a determinação da causa e a prescrição do tratamento mais adequado para cada caso.

Ficou com alguma dúvida? Então, que tal entrar em contato com a nossa equipe? Ela está sempre à disposição para responder às suas eventuais perguntas!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *