Coletores menstruais: quais são os benefícios à saúde?
Continua após a publicidade..

Ser mulher não é nada fácil: lidamos diariamente com o machismo, o preconceito e as pressões impostas pela sociedade. Além disso, mensalmente, precisamos lidar com ela — a menstruação.

Embora estejamos habituadas, não podemos negar que o período menstrual não é nada agradável. Cólicas, dores por todo o corpo, fadiga e o receio de que algo dê errado são comuns e atrapalham bastante a realização de tarefas cotidianas, como ir ao trabalho ou praticar esportes.

Pensando em facilitar as nossas vidas, foram criados os coletores menstruais, uma alternativa mais prática — e principalmente, mais saudável — aos absorventes externos e internos.

Quer saber um pouco mais sobre eles? Preparamos um post para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e listar os principais benefícios dos copinhos para a saúde! Boa leitura!

O que são coletores menstruais?

São copos flexíveis, feitos de silicone medicinal, cuja função é o armazenamento do sangue menstrual, ao invés de absorvê-lo, como ocorre com os absorventes comuns. Seu uso é feito por meio da inserção do copo na vagina, como um absorvente interno. O descarte do sangue e a limpeza do copo podem ser feitos durante o banho.

Continua após a publicidade..

Os coletores possuem diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • economia: você usará um copinho por anos e anos, sem a necessidade de efetuar uma nova compra;
  • eco-friendly: com o uso dos coletores, o descarte de milhares de absorventes não biodegradáveis é extinto, o que é ótimo para o meio ambiente;
  • praticidade: os coletores ocupam pouco espaço na bolsa e podem ser levados para qualquer lugar.

Além disso, com o uso dos coletores, você não precisa se preocupar com visitas de última hora às farmácias. E não tenha medo: sua utilização é simples e não deixa odores, pois o cheiro ruim é causado graças ao contato do sangue com o ar, coisa que não acontece no caso dos copos menstruais.

Quais são os benefícios dos coletores para a saúde?

Além dos benefícios citados anteriormente, os coletores menstruais oferecem diversas vantagens para a saúde feminina. Quer saber quais? Continue a leitura!

1. São hipoalergênicos

Você já ouviu falar sobre a alergia aos absorventes comuns? Ela existe e traz alguns sintomas muito incômodos, como coceiras intensas, descamação e o aparecimento de lesões na pele.

As causas, embora variadas, normalmente têm ligação com as substâncias químicas presentes no algodão, que têm a função de conservar o produto e inibir odores. Os coletores, no entanto, são hipoalergênicos e seguros, não causando dermatites de contato.

2. Mantêm o equilíbrio

Em nossa vagina, habitam centenas de bactérias ‘’do bem’’, que trabalham continuamente para manter tudo em ordem, mandando doenças oportunistas para bem longe. No entanto, para que elas não morram, deve-se manter o pH vaginal em caráter ácido.

O uso de absorventes comuns costuma causar um desequilíbrio nesse pH, o que pode deixar a área suscetível a doenças. Outro problema bastante recorrente de seu uso é o ressecamento vaginal, que prejudica as relações sexuais e pode causar dores, coceiras e outros problemas. Com os coletores, o equilibro entre pH e lubrificação natural é mantido.

3. Melhora a qualidade de vida

Como sabemos, os absorventes comuns devem ser trocados a cada duas ou três horas. Nada prático, não é mesmo? Além disso, o receio de vazamentos impossibilita que possamos fazer atividades físicas ou nos movimentar com segurança.

Ao utilizar os coletores menstruais, isso se torna coisa do passado. A troca pode ser efetuada a cada 12 horas, o que possibilita um sono mais tranquilo e permite que possamos cumprir todas as tarefas sem nos preocupar com a próxima ida ao banheiro. Além disso, atividades físicas estão liberadas, com risco mínimo de vazamento!

4. Diminui a proliferação de bactérias

Apesar dos compostos químicos, os absorventes são o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias nocivas ao corpo. Elas podem, inclusive, causar um problema conhecido como síndrome do choque tóxico, que pode levar à morte.

Os coletores são mais seguros, mas também demandam cuidados. Mantê-lo higienizado e bem armazenado é fundamental.

E aí, que tal considerar o uso de coletores menstruais? Questione seu ginecologista sobre o assunto durante seus exames periódicos!

Se você está interessada em melhorar sua saúde menstrual e considerando o uso dos coletores menstruais, é importante conversar com um profissional de saúde, como um ginecologista. Eles podem fornecer orientações específicas para o seu caso e responder a todas as suas dúvidas.

Clique no link abaixo para agendar uma consulta com um ginecologista experiente e discutir todas as opções disponíveis para você, incluindo o uso de coletores menstruais.

Lembre-se de que sua saúde é uma prioridade, e tomar decisões informadas é fundamental para seu bem-estar. Não hesite em buscar orientação profissional para fazer escolhas que beneficiem sua saúde menstrual.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais