Como é feito o teste de alergia e para que serve?
Continua após a publicidade..

A alergia acontece quando o nosso corpo reage a uma substância que considera estranha ao organismo. Essa epidemia atinge 30% da população mundial e tem origem desconhecida. O teste de alergia é o jeito mais simples de entender o processo alérgico no indivíduo e tratar essa doença.
Os testes alérgicos são seguros e eficazes na detecção da substância (alérgeno) que provoca reações no paciente — que podem ser leves, moderadas ou graves. Com base nos resultados, o médico indicará o tratamento mais adequado.
Quer se prevenir de complicações causadas por processos alérgicos? Então, continue a leitura do texto e entenda como é feito o exame para alergias e como sua vida vai melhorar ao fazê-lo!

Conheça os tipos mais comuns de alergias

O corpo humano tem alergia a diversas substâncias que são agrupadas em tipos. Aqui você conhecerá os mais comuns. A alergia alimentar, por exemplo, foi evidenciada recentemente devido ao aumento no número de casos. A reação acontece após a ingestão de um determinado alimento, mesmo em pequenas quantidades. Pode ocorrer enjoo, diarreia e irritação da pele. Os alimentos que mais provocam reações são: leite, trigo, camarão e ovo.
Outro tipo de alergia comum é a dermatológica. A reação da pele ao contato com o alérgeno pode variar de uma coceira momentânea até feridas de difícil cicatrização. Os causadores dessa alergia podem ser cosméticos, calor, bijuterias etc.
A alergia medicamentosa também é comum e acontece após administração de medicamentos (doses normais), provocando efeitos diferentes do previsto. O organismo do paciente é, ou fica, sensível a algum componente do remédio. A automedicação é também um dos fatores para o aparecimento dessa alergia.
Já a alergia respiratória é mais conhecida. Ela acontece por causa da inalação de aeroalérgenos (ácaros, poeira e pelos). Essas
substâncias provocam irritação do sistema respiratório com consequentes espirros, coriza e falta de ar.

Saiba como escolher o teste de alergia mais adequado

O teste de alergia deve ser escolhido de acordo com o sintoma apresentado. Os testes mais conhecidos são:

Teste prick

Também conhecido como teste de puntura, esse exame é feito para verificar alergias alimentares ou respiratórias. O paciente terá a parte interna do antebraço limpo com álcool, em seguida algumas gotas com substâncias potencialmente alérgicas serão pingadas na região.
O próximo passo será a realização de leves picadas no local de cada gota. O resultado é rapidamente observado devido à irritação da pele no local correspondente ao alérgeno. É importante salientar que o teste é eficiente e indolor.

Teste de contato

O exame é realizado através do contato de um possível alérgeno sobre a pele. Após a limpeza das costas do paciente com álcool, são fixadas fitas (contendo cerca de dez substâncias em cada uma). Após 48 horas, a região é analisada pelo médico, que definirá o resultado. Esse método é indicado para qualquer tipo de alergia, não é invasivo, indolor e é muito eficaz.

Continua após a publicidade..

Teste intradérmico

O médico injeta o possível alérgeno na região subcutânea com uma agulha e a reação pode ser observada em até 24 horas. Esse teste é indicado para casos de alergias medicamentosas, alimentares e respiratórias. Se o paciente for alérgico à substância injetada, pode ter reações mais fortes.

Entenda como o teste alérgico melhora a qualidade de vida

Após os resultados do teste alérgico, seu médico vai indicar qual o tratamento mais adequado e você evitará as alergias. Além disso, a modificação de alguns hábitos em sua vida trará mais saúde e disposição, pois agora já tem conhecimento daquilo que não é bom para você.
Como pode perceber, as reações alérgicas podem ser leves ou graves, dependendo da sensibilidade do paciente. Os exames são acessíveis, portanto, procure um médico e faça o teste de alergia para um diagnóstico preciso.
Gostou do texto? Aprendeu mais sobre teste de alergia? Que tal fazer um teste?

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais