Conheça as 4 doenças de peles mais comuns

Algumas das doenças de pele mais comuns são ainda mais rotineiras no território brasileiro. Isso acontece porque o nosso país tem, além de grandes proporções — o que favorece o surgimento de doenças endêmicas, como a hanseníase —, um clima bastante característico em que predomina o calor.

As altas temperaturas durante boa parte do ano fazem com que o câncer de pele, por exemplo, seja bastante comum entre os brasileiros. Os problemas com a redução da camada de ozônio e o baixo uso de proteção solar entre a população fazem com que esses números sejam ainda maiores.

Com isso, fica fácil perceber que cuidar de nossa pele deve ser uma prioridade, certo? Pensando nos problemas que podem atingir esse importante órgão, preparamos um post com 4 das doenças de pele mais comuns no Brasil para que você as conheça e saiba os principais sintomas. Continue a leitura!

1. Acne

A acne acontece quando os folículos de pelo e glândulas sebáceas se entopem de óleo e de células mortas. Aparece, principalmente, no rosto, testa, peito, costas e ombros. Apesar de ser mais frequente em adolescentes devido ao alto índice hormonal, pode afetar pessoas de todas as idades. Os sintomas são espinhas, cravos ou caroços vermelhos e sensíveis.

2. Vitiligo

Vitiligo é uma doença com causa desconhecida, que acarreta descoloração da pele, gerando manchas brancas. As células que dão cor à pele, os melanócitos, param de funcionar ou morrem. Pode afetar qualquer lugar do corpo, como as mãos, pés, braços, além do cabelo e  boca. Apesar de não ser contagiosa ou fatal, é importante proteger as manchas do sol.

3. Melanoma

O Melanoma é um câncer maligno que atinge os melanócitos. Apesar de corresponder a 30% de todos os casos de tumores malignos, o melanoma tem uma taxa de 4% entre o câncer de pele. Pode invadir outros órgãos, como o cérebro e o coração, criando, assim, metástase. Tende a atingir, principalmente, homens acima dos 50 anos, brancos, e pessoas com muitas pintas.

4. Psoríase

É uma enfermidade bem comum de pele, não é contagiosa e muito menos fatal. Apesar de a causa ser desconhecida, já se sabe que pode ter relações com doenças autoimunes (quando o sistema imunológico da pessoa ataca o próprio organismo) e hereditariedade.

Os sintomas são manchas vermelhas, com aspecto de escamas esbranquiçadas, que coçam, queimam e doem. Pode também incluir manchas brancas, pele ressecada, inchaço nas articulações e unhas grossas.

Como podemos observar, as doenças de pele mais comuns no Brasil têm muito a ver com o nosso clima e também com os hábitos e cuidados da população com o maior órgão de nosso corpo. Por isso, devemos redobrar a atenção com a nossa pele, indo ao dermatologista regularmente e cuidar dessa região com muito carinho, de modo a evitar possíveis problemas!

Gostou deste artigo? Gostaria de saber ainda mais sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis para manter a qualidade de vida? Então, basta curtir a nossa página no Facebook e receber todas as novidades, notícias e dicas em primeira mão!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *