Entenda a importância do atendimento humanizado
Continua após a publicidade..

Você sabia que o atendimento humanizado pode aumentar as chances de cura de uma doença? O acolhimento da assistência humana transmite segurança para o paciente. Por isso, ele responde melhor aos recursos terapêuticos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta diversas dificuldades, e uma das queixas mais frequentes é o atendimento frio e desinteressado. Além do mais, as filas extensas, o tempo de espera para marcação e realização de exames, bem como a demora entre agendamento e consulta costumam desanimar quem depende da rede pública de saúde.

Sendo assim, escolher clínicas que prezam pela humanização do atendimento pode ser o melhor para a sua saúde. Veja, a seguir, como funciona e os benefícios desse tipo de suporte. Boa leitura!

O que é atendimento humanizado?

É uma forma de atendimento centrada no ser humano. Isso significa que todos os envolvidos no processo de assistência ao paciente precisam demonstrar empatia, ter paciência e ouvi-lo com muita atenção. Uma assistência humana é pautada por três pilares fundamentais: atender, entender e acolher.

Imagine a cena: você chega ao consultório com queixas sobre desconforto abdominal, por exemplo. O médico não olha no seu olho, mal ouve você e logo passa alguma medicação. Esse profissional não transmite a credibilidade necessária e o paciente pode sair do local com o emocional abalado.

Continua após a publicidade..

Ao chegar a um hospital ou uma clínica, a pessoa busca ajuda por causa de um problema de saúde. Portanto, é comum que ela já se encontre em uma situação de fragilidade e insegurança. Em razão disso, o acolhimento é fundamental para tranquilizá-la.

Como apontamos no início do texto, o atendimento humanizado contribui para o processo de cura, pois o fator psicológico também interfere na eficácia do tratamento. A resposta aos recursos terapêuticos é melhor quando o paciente confia na equipe médica.

Por que optar por clínicas que prezam pela humanização da assistência?

Porque esses ambientes valorizam o conforto e o bem-estar do paciente. Uma clínica que presta atendimento humanizado proporciona mais segurança ao indivíduo. Conheça os principais benefícios:

Protagonismo do paciente

Uma das características dessa forma de atendimento é justamente ouvir as pessoas. Além dos exames, escutar o que elas têm a dizer também é essencial para um diagnóstico preciso.

Muito mais do que entender as queixas e sintomas, ouvir é uma prática importante para que o paciente se sinta confortável e seguro com o profissional responsável pelo atendimento.

Olho no olho

Voltar a atenção para o computador ou celular, enquanto o paciente fala, demonstra falta de interesse por parte do profissional. Já olhar nos olhos indica respeito e faz a pessoa se sentir realmente acolhida.

Além disso, com o contato visual você tem a certeza de que está recebendo toda a atenção da consulta. Vale lembrar que esse diálogo também abre espaço para o médico esclarecer todas as suas dúvidas.

Equipe engajada

O atendimento humanizado não se restringe ao contato com o médico. Todos os profissionais que trabalham na clínica são preparados para prestar uma assistência de qualidade, além de proporcionar conforto e aconchego aos pacientes.

Otimização dos serviços

Humanizar o atendimento melhora a eficiência de todos os processos de uma clínica, desde a recepção até o diagnóstico e o tratamento. Afinal de contas, quando ela se coloca no lugar dos pacientes, passa a entender melhor suas demandas e a oferecer a assistência mais adequada.

O atendimento humanizado traz impactos positivos para a sua saúde e para o seu bem-estar. Tenha isso em mente quando precisar fazer um check-up ou marcar uma consulta, e escolha as clínicas que prezam por esse tipo de assistência. Acredite: o acolhimento faz toda a diferença!

Priorizar um atendimento humanizado é essencial para o seu bem-estar e para garantir a melhor abordagem no tratamento de qualquer condição de saúde. Se você está em busca de uma clínica que valoriza a sua experiência e coloca você em primeiro lugar, não hesite em agendar sua consulta conosco.

Clique aqui para agendar sua consulta e experimentar o cuidado e a atenção que você merece. Sua saúde é a nossa prioridade, e estamos aqui para acompanhá-lo em todas as etapas do seu tratamento. Agende agora e sinta a diferença!

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais