Entenda o que é e quais os principais sintomas da infecção urinária

Muitas vezes, as pessoas sentem incômodos no cotidiano que parecem ser normais. No entanto, podem apontar para situações mais graves. Na hora de urinar, por exemplo, o desconforto é um dos prováveis sintomas de infecção urinária.

Reconhecer esses indícios é fundamental para cuidar bem da saúde e procurar um médico com rapidez. Assim, trata-se mais adequadamente o problema, elevando a qualidade de vida.

Para entender melhor e saber reconhecer os primeiros sinais, veja quais são os sintomas da infecção urinária e como proceder ao identificá-los.

O que é e quais são as causas da infecção urinária?

A infecção do trato urinário (ITU) acontece quando há presença de micro-organismos em qualquer parte do sistema urinário. Essa é uma infecção que pode acometer a bexiga, os rins, os ureteres ou a uretra.

O problema é causado por diversos fatores, como a migração de bactérias da flora intestinal. Outras causas são o hábito de segurar a vontade de urinar, o costume de deixar a região genital úmida e até a prática de relações sexuais sem proteção.

O quadro é mais comum em mulheres por causa da anatomia do corpo feminino. O canal a uretra é menor e próximo à entrada vaginal, o que facilita a migração de micro-organismos.

Quais são os principais sintomas desse problema?

Cada corpo reage de um jeito e, dependendo de onde está a infecção, os sinais são diferentes. No entanto, alguns sintomas mais frequentes da infecção urinária são:

  • desconforto ou ardência para urinar;
  • vontade contínua de urinar;
  • incontinência urinária;
  • presença de sangue na urina;
  • sensação de bexiga cheia;
  • mal-estar.

Dependendo do nível de infecção, surgem náuseas, vômitos, dores na região lombar e até febre.

Qual especialista procurar e por que isso é importante?

Ao reconhecer os sintomas da infecção urinária, é essencial buscar um médico especializado no assunto. É o profissional que tem a capacidade de avaliar o quadro e fazer o diagnóstico, como por meio de um exame de urina.

O médico também é o único capaz de indicar o melhor tratamento e identificar as causas, de modo a evitar o problema no futuro. Sem a ajuda de um especialista, o quadro pode se agravar e gerar grandes complicações, como uma infecção generalizada.

O profissional adequado para cuidar de infecções no trato urinário, tanto em mulheres quanto em homens, é o urologista. Também indica-se procurar um clínico geral, capaz de atender os casos mais comuns.

Como é feito o tratamento?

Já que cada organismo reage de uma maneira, o quadro é tratado de modos distintos. De forma ampla, entretanto, há a prescrição de analgésicos para aliviar os sintomas da infecção urinária.

Também é utilizada uma combinação de antibióticos voltados para eliminar os micro-organismos. Em casos específicos, como infecções que surgem de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), é preciso tratar o problema maior.

Ao final, o médico dará indicações de como prevenir que a condição volte a acontecer, com orientações sobre bons hábitos e ações que devem ser evitadas.

O tratamento precisa ser seguido à risca quanto à dosagem e à duração, pois os riscos de infecção recorrente são reais. Assim, a orientação médica é determinante para retomar o bem-estar e a saúde da área.

Os sintomas de infecção urinária são muito incômodos e fáceis de reconhecer. Ao identificar qualquer um, procure um especialista para receber o tratamento correto!

Para ter um atendimento de qualidade e acessível, entre em contato com a Uniclínica e veja como podemos ajudar!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *