Gastroenterologia: saiba o que é o quando procurar essa especialidade
Continua após a publicidade..

Você sente desconforto abdominal sempre que come alguma coisa? Quando observa sua imagem no espelho, nota que a parte superior da barriga está maior que o normal? Isso pode representar algum tipo de alergia ou intolerância a algum alimento, mas também pode ser uma doença mais grave, que precisa de um tratamento bem específico.

Não fique preocupada, procure um profissional especializado em gastroenterologia para que você seja diagnosticada. Continue lendo este texto para compreender melhor os sintomas e tratamentos de doenças do aparelho digestivo.

O que é gastroenterologia?

É o ramo da medicina que estuda, diagnostica e trata alterações do sistema gastrointestinal. As doenças que afetam essa região geralmente se iniciam causando apenas desconfortos, entretanto, com o passar do tempo, as dores se tornam intensas, por vezes, quase insuportáveis.

Não dê ouvido para pessoas sem formação, pois elas podem colocá-lo em situações complicadas, adiando o seu tratamento. Consulte o gastroenterologista, que fará uma análise clínica e requisitará exames simples, como: estudo de fezes, urina e sangue; se ainda houver necessidade, ele pode requerer pesquisas mais complexas, como: endoscopia com biópsia, colonoscopia, ultrassom e tomografia.

Quais as doenças que mais ocorrem no sistema digestivo?

Existem muitas doenças diagnosticadas e tratadas pelo gastro, mas, aqui, falaremos daquelas que as pessoas sentem os sintomas e não dão tanta importância e outras que se desenvolvem de forma silenciosa. Acompanhe.

Continua após a publicidade..

Refluxo gastroesofágico: causa azia, o paciente sente queimação na região do peito, que pode chegar até a garganta.

Intolerância à lactose: a pessoa sente dor abdominal após ingerir leite; pode haver enjoos e aumento abdominal.

Gastrite e úlcera gástrica: provoca aquela conhecida queimação no estômago.

Pedra na vesícula: o paciente apresenta ânsia de vômito logo após as refeições, tem diarreia frequente e, quando a vesícula está inflamada, a cólica é grande; deve ser tratada rapidamente para que não leve à pancreatite.

Síndrome do intestino irritável: ocorre sensação de estufamento do abdômen, presença de gases e diarreia.

Câncer dos órgãos associados à digestão: geralmente essa doença evolui de forma silenciosa, ou seja, não existem sintomas ou eles são mínimos; é tratados pelo oncologista, mas podem ser descoberto pelo gastro.

Quando o médico deve ser consultado?

Você deve procurar o gastroenterologista sempre que sentir algum sintoma, como: dor abdominal (mesmo que moderada), diarreia frequente, estufamento da barriga, presença de gases e sangue nas fezes.

Quer manter o corpo saudável e ficar bem disposta sem perder muito tempo? Consulte o médico em uma clínica com variedade de especialidades, faça um check-up, invista na sua saúde. Você pode procurar o SUS também, mas as consultas especializadas geralmente demoram a ser marcadas.

O custo será pequeno para consultar e fazer exames, se você procurar uma clínica que, além de disponibilizar as especialidades médicas, tiver, também, um centro de diagnóstico e laboratório. O médico especialista em gastroenterologia fará um diagnóstico preciso e sugerirá a você o melhor tratamento.

Não se esqueça de procurar profissionais qualificados e comprometidos com a qualidade do atendimento. Você é uma pessoa especial e merece a melhor assistência — aquela de forma humanizada é a ideal.

Agora que você entendeu o que é gastroenterologia, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas sobre outros assuntos ou agendar consultas e exames.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais