Herpes: o que fazer para não pegar?
Continua após a publicidade..

O herpes é uma doença contagiosa e crônica que provoca feridas de fundo avermelhado na pele. É grande o número de pessoas que não têm noção do contágio dessa moléstia. Muitas vezes, ela pode ficar camuflada por longos períodos sem causar sintomas, o que dificulta bastante seu diagnóstico.

Neste artigo, buscamos esclarecer as principais dúvidas a respeito do herpes e seus tipos, formas de prevenção e tratamento. Se você deseja saber um pouco mais sobre o tema, continue a leitura e fique por dentro!

Quais os tipos de herpes existentes?

O herpes é transmitido por um vírus chamado HSV, que ainda não tem cura, apenas tratamento. São três os tipos de herpes existentes: labial, genital e zoster.

Entenda mais sobre cada um deles abaixo:

O herpes labial

É a categoria que afeta a boca ou a face. A doença é caracterizada como vírus Tipo 1 e considerada simples, por ser mais fácil de ser medicada. Ela pode ser transmitida pelo contato direto com pessoas infectadas, por meio de beijos ou do sexo oral.

Continua após a publicidade..

Os principais sintomas são: erupções nos lábios, como bolhas avermelhadas ou lesões na boca, crostas amarelas com coceira e até dor de garganta.

homem com herpes labial
Imagem: Envato Elements

O herpes genital

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível. A presença do vírus nos órgãos genitais causa desconforto, como dores e irritações. No período de 5 a 10 dias após a relação sexual, é comum surgirem manchas vermelhas, lesões, bolhas, cascas e úlceras que podem sangrar.

Também é possível que a pessoa apresente dores musculares, dores de cabeça e mal-estar após o contágio. Devido à maior exposição da mucosa vaginal, o herpes genital é mais comum em mulheres.

O herpes zoster

Esse tipo de herpes é uma infecção viral que pode atingir qualquer parte do corpo. O contágio vai além do contato direto entre pessoas, e a doença pode provocar problemas de movimentação, além de desconforto no membro atingido.

O herpes zoster pode dar indício de doenças mais graves, como a Aids e o câncer, e ser causado pelo vírus da catapora. Os sintomas incluem calafrios, dores, manchas vermelhas pelo corpo e o aparecimento de bolhas.

pessoa com herpes zoster
Imagem: Envato Elements

Como é a vida de quem possui o vírus?

No período de latência, ou seja, quando não há lesões, o vírus não é transmitido, o que facilita a vida de quem está contaminado. Se as lesões não forem tratadas adequadamente, aparecerão com maior frequência.

Quem tem o vírus precisa manter práticas de limpeza nas regiões atingidas. O cuidado é necessário para não sobrecarregar o
organismo com medicamentos, já que eles podem trazer efeitos colaterais severos.

Pode beijar? E ir à praia?

Na fase inicial e durante o processo de cicatrização, os beijos devem ser evitados. Para ir à praia, é preciso proteger bem a pele. Um creme cicatrizante indicado pelo médico pode ser um bom aliado.

O herpes tem afinidade com as terminações nervosas; logo, é importante cuidar das emoções e evitar picos de estresse, de modo a prevenir o surgimento de crises.

Quais as formas de prevenção?

A baixa imunidade facilita a entrada da doença. Por isso, é fundamental fazer uma consulta ao médico para saber se está tudo bem com a sua saúde. Com uma boa imunização, é mais difícil o herpes se manifestar no corpo, mesmo após o contágio.

Uma boa alimentação também é essencial, assim como cuidar da higiene adequadamente. A prevenção do herpes genital é feita por meio do uso de preservativos. A proteção é importante, pois, mesmo quando não existem lesões, o tipo genital pode ser transmitido durante uma relação sexual desprotegida.

Tratamento

Quando o caso é mais leve, não a necessidade de um tratamento, apenas de forma tópica. Já pessoas que tem com frequencia ou que tenham algum problema no sistema imunológico, sendo cada caso individual precisam de medicamentos antivirais e pomadas que é necessário a prescrição do médico.

Então clique abaixo e agende uma consulta com um de nossos médicos especialistas no tratamento da herpes.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais