Precisa fazer endoscopia em BH? Saiba mais sobre o exame

Foi ao médico e agora precisa fazer uma endoscopia? Então chegou a hora de entender tudo sobre esse exame e descobrir onde fazer uma endoscopia em BH.

Nesse procedimento, o médico vai, literalmente, olhar seus órgãos internos. Isso é muito importante para identificar e tratar doenças do estômago e esôfago. Para realizar o exame, é preciso que o paciente esteja em jejum e que ele também esteja acompanhado, já que toma-se um sedativo leve para o procedimento.

Apesar de ser um pouco invasivo, os riscos são baixos e não existe necessidade de internação. Neste post, vamos te explicar direitinho o que você precisa saber sobre a endoscopia. Boa leitura!

O que é a endoscopia?

A endoscopia é um exame que o médico realiza para analisar seu esôfago, estômago e início do intestino, em busca de alterações, infecções ou patologias que possam causar danos na sua saúde.

O procedimento é realizado com a inserção de um fino tubo pela boca e que chega até o estômago. Esse tubo é chamado de endoscópio e tem uma câmera na ponta. É através das imagens que o profissional da saúde observa os órgãos internos.

Quando fazer uma endoscopia?

Só um médico pode solicitar o exame. Ele é geralmente feito após queixas do paciente de dores de estômago, refluxo, náuseas ou queimação. A principal função é fornecer mais informações ao profissional da saúde para que ele possa ter um diagnóstico e fazer o tratamento.

Além dos casos sintomáticos, a endoscopia é necessária em pacientes com histórico de câncer na família, pois é possível identificar tumores durante o procedimento.

Alguns tratamentos podem ser feitos do endoscópio, como por exemplo, introduzir sondas ou retirar pólipos e tumores em fases iniciais.

Como se preparar para a endoscopia?

Para fazer a endoscopia é necessário estar em jejum de no mínimo 8 horas e não tomar medicamentos antiácidos nas últimas 12 horas. A água é permitida em pequenos goles, evitando-a nas 4 horas que antecedem o exame.

O estômago precisa estar vazio para que o médico possa visualizar tudo com clareza. Estando em jejum, você pode fazer o procedimento em qualquer hora do dia.

Como é feito o exame?  

Antes de começar, você receberá um sedativo apenas para fazê-lo dormir. Quando você estiver quase adormecendo, o endoscópio será inserido na sua boca e você ficará deitado na maca e de lado.

O médico demora de cinco a 20 minutos para examiná-lo, mas esse tempo pode aumentar, dependendo do objetivo do procedimento. Por estar sedado, não é possível sentir dor. Ao final, você ficará deitado até o término da ação do sedativo e depois receberá alta.

Talvez você sinta sonolência nas próximas 24 horas e é normal não conseguir trabalhar ou estudar nesse dia.

Onde fazer endoscopia em BH?

É muito importante que você faça a endoscopia em BH em uma clínica ou laboratório de confiança e qualidade. Um exame mal feito pode não fornecer as informações que o médico precisa, sendo necessário repeti-lo.

Em Belo Horizonte, a Uniclínica BH conta com um laboratório e centro de diagnóstico para você fazer a endoscopia por um preço acessível e com agilidade para marcar o exame. Atende também pessoas com planos de saúde e oferece atendimento em mais de 30 especialidades médicas.

Como você viu, esse exame é essencial para identificar doenças no estômago, esôfago e intestino. Para realizá-lo, faça o jejum conforme orientação do seu médico e opte uma clínica de confiança.

Conseguiu entender tudo sobre fazer endoscopia em BH? Se você ainda tem dúvida sobre a especialidade médica que cuida do sistema digestivo, confira esse outro post sobre a gastroenterologia.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *