Saiba mais sobre colesterol alto e como diminui-lo com 4 dicas
Continua após a publicidade..

Você já ouviu falar em colesterol alto? É bem provável que sim e deve pensar em como o colesterol é prejudicial para o nosso corpo, certo? Não é bem assim, no entanto, já que essa gordura é necessária para que nosso organismo funcione adequadamente.

Ao levar em consideração essa afirmação, surgiram muitas dúvidas, não é mesmo? Então, continue esta leitura para entender um pouco mais sobre como essa gordura atua no corpo humano.

O que é colesterol alto?

Colesterol é um tipo de gordura presente em nosso corpo — o fígado é o órgão responsável pela produção de 70%, e os outros 30% são ingeridos na alimentação. Usando essa gordura, o corpo produz hormônios, vitamina D e ácidos que ajudam na digestão.

O problema acontece quando o seu nível é alterado, formando placas de gordura dentro das artérias, dificultando a passagem do sangue. O aumento do colesterol está associado a doenças, como infarto, AVC e hipertensão.

Quais são os tipos de colesterol?

São 3 os tipos de colesterol verificados por meio de exame de sangue. O HDL, conhecido também como o colesterol bom, tem um valor mínimo de referência, e quantidades menores desse colesterol no organismo contribuem para o aparecimento de doenças cardíacas.

Continua após a publicidade..

O colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, tem um valor de referência máximo, e quantidades maiores dessa gordura no sangue predispõem às doenças coronarianas. Já o VLDL é o transportador dessas gorduras e triglicérides pelo corpo.

Quais são os sintomas e tratamentos para o colesterol alto?

Geralmente, não existem sintomas quando a pessoa está com o colesterol alto. Dor no peito, palpitações, falta de ar e cansaço podem estar relacionados às doenças que ocorrem devido ao aumento do colesterol, como angina e infarto.

O colesterol, usualmente, aumenta devido às nossas atitudes rotineiras, mas também existem fatores de risco que não conseguimos controlar. A má alimentação e o sedentarismo são a causa número um para o descontrole do colesterol.

Há também outros fatores, como a idade, já que, com o passar dos anos, ficamos mais suscetíveis ao aparecimento dessa doença.

Mulheres que entram na menopausa, por exemplo, deixam de fabricar hormônios que protegem o colesterol HDL, dessa forma, começam a produzir o colesterol LDL, como homens, e ficam mais propensas às doenças cardíacas.

Os principais tratamentos para controlar o colesterol são: mudanças no estilo de vida e administração de medicamentos por via oral.

Como diminuir o colesterol?

1. Mantenha uma dieta saudável

Coma alimentos ricos em fibras, como: folhas verde-escuras, cenoura, sementes e grãos. Evite frituras, gorduras saturadas, como as presentes no leite integral, e alimentos ricos em colesterol, como o fígado.

2. Pratique atividade física

Devemos nos exercitar todos os dias para queimar a gordura que está em excesso no organismo. Faça caminhadas ou experimente diversos esportes até encontrar aquele que você se sinta bem ao praticar.

3. Evite a obesidade

Mantendo a alimentação balanceada e as atividades físicas diárias, provavelmente, você manterá a gordura corporal controlada, mas, se estiver acima do peso, procure um nutricionista, já que esse profissional pode ajudá-lo.

4. Pare de fumar

O cigarro provoca alterações no interior das artérias, facilitando o acúmulo de placas de gordura, aumentando o LDL e diminuindo o HDL.

As doenças cardíacas, muitas vezes, estão relacionadas com o aumento do colesterol, então, devemos manter essa gordura sob controle. Procure seu médico, no mínimo, uma vez ao ano, e ele indicará os exames necessários para manter sua saúde em dia. Além de procurar o profissional, mantenha a dieta balanceada e a prática de atividade física.

Agora que você sabe o que é colesterol alto e como diminuí-lo com atitudes do cotidiano, entre em contato com nossa clínica para solucionar dúvidas ou agendar consultas e exames.

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais