Vacina para alergia: entenda o que é e como funciona!

Sofrer com processos alérgicos não é nada agradável. O mal-estar, a coceira e a queda na produtividade são constantes na vida de quem reage a certas substâncias, sejam elas alimentos, compostos presentes no ar ou até mesmo certas medicações. Felizmente, a vacina para alergia é uma alternativa para ajudar pessoas suscetíveis a terem mais qualidade de vida.

A imunoterapia é um avanço da ciência que visa trazer mais conforto aos pacientes que sofrem comumente com reações alérgicas, efeitos que podem inclusive trazer riscos à vida desses indivíduos. Ela é feita por meio de vacinas atuantes no organismo contra tais problemas.

A seguir, conversaremos sobre o tema de modo mais aprofundado, respondendo uma série de perguntas comuns e mostrando exatamente como essas vacinas agem no sistema imunológico dos que a recebem. Boa leitura!

Como ocorrem os processos alérgicos no organismo?

As alergias acontecem como uma reação de nosso sistema imune a agentes externos. A principal finalidade dele é reconhecer e neutralizar a ação de substâncias, bactérias ou vírus que não fazem parte de nosso organismo, atacando-os para evitar doenças nele.

As alergias acontecem quando o corpo tem uma reação extrema a determinado composto, criando uma espécie de inflamação nele, como resposta à invasão dessa substância em particular.

O que é a imunoterapia?

A imunoterapia é um tipo de vacina aplicado em pacientes com reações alérgicas muito extremas. Ela é vista como um tratamento a longo prazo para pessoas que sofrem com problemas como a rinite, asma alérgica ou aos efeitos de outras doenças do inverno, por exemplo.

As vacinações agem ao diminuir a sensibilidade do paciente aos alérgenos, ou seja, aos elementos que causam as reações negativas no organismo. Elas criam uma espécie de fortalecimento do corpo, protegendo-o contra as consequências exageradas.

Quando a vacina para alergia é indicada?

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com esse artifício de prevenção. A única ressalva é que, muitas vezes, esse tipo de tratamento não é recomendado para crianças com menos de 5 anos de idade.

Além disso, é necessário conversar com o médico para verificar se há a possibilidade de ocorrência de interações medicamentosas, caso o paciente faça o uso contínuo de algum fármaco específico.

Esse tipo de tratamento é realmente eficaz?

Sim, as vacinas para alergia funcionam muito bem. O tratamento, no entanto, pode ter resultados diferentes dependendo do paciente, de seu histórico e até mesmo da situação em que a saúde se encontra.

Em todo modo, a imunoterapia é conhecida por trazer um grande alívio aos sintomas incapacitantes, fazendo com que o dia a dia dos alérgicos seja muito mais confortável e produtivo.

Como podemos perceber, a vacina para alergia é um marco na ciência e pode fazer com que pacientes alérgicos tenham mais qualidade de vida. Para saber se você pode fazer uso desse tipo de tratamento, converse com o seu médico sobre a imunoterapia!

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar os resultados da imunoterapia com a gente? Conhece alguém que já passou por esse tratamento? Vamos conversar sobre! Basta deixar um comentário logo abaixo.