Vacina para alergia: entenda o que é e como funciona!
Continua após a publicidade..

Sofrer com processos alérgicos não é nada agradável. O mal-estar, a coceira e a queda na produtividade são constantes na vida de quem reage a certas substâncias, sejam elas alimentos, compostos presentes no ar ou até mesmo certas medicações. Felizmente, a vacina para alergia é uma alternativa para ajudar pessoas suscetíveis a terem mais qualidade de vida.

A imunoterapia é um avanço da ciência que visa trazer mais conforto aos pacientes que sofrem comumente com reações alérgicas, efeitos que podem inclusive trazer riscos à vida desses indivíduos. Ela é feita por meio de vacinas atuantes no organismo contra tais problemas.

A seguir, conversaremos sobre o tema de modo mais aprofundado, respondendo uma série de perguntas comuns e mostrando exatamente como essas vacinas agem no sistema imunológico dos que a recebem. Boa leitura!

Como ocorrem os processos alérgicos no organismo?

As alergias acontecem como uma reação de nosso sistema imune a agentes externos. A principal finalidade dele é reconhecer e neutralizar a ação de substâncias, bactérias ou vírus que não fazem parte de nosso organismo, atacando-os para evitar doenças nele.

As alergias acontecem quando o corpo tem uma reação extrema a determinado composto, criando uma espécie de inflamação nele, como resposta à invasão dessa substância em particular.

Continua após a publicidade..

O que é a imunoterapia?

A imunoterapia é um tipo de vacina aplicado em pacientes com reações alérgicas muito extremas. Ela é vista como um tratamento a longo prazo para pessoas que sofrem com problemas como a rinite, asma alérgica ou aos efeitos de outras doenças do inverno, por exemplo.

As vacinações agem ao diminuir a sensibilidade do paciente aos alérgenos, ou seja, aos elementos que causam as reações negativas no organismo. Elas criam uma espécie de fortalecimento do corpo, protegendo-o contra as consequências exageradas.

Quando a vacina para alergia é indicada?

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com esse artifício de prevenção. A única ressalva é que, muitas vezes, esse tipo de tratamento não é recomendado para crianças com menos de 5 anos de idade.

Além disso, é necessário conversar com o médico para verificar se há a possibilidade de ocorrência de interações medicamentosas, caso o paciente faça o uso contínuo de algum fármaco específico.

Esse tipo de tratamento é realmente eficaz?

Sim, as vacinas para alergia funcionam muito bem. O tratamento, no entanto, pode ter resultados diferentes dependendo do paciente, de seu histórico e até mesmo da situação em que a saúde se encontra.

Em todo modo, a imunoterapia é conhecida por trazer um grande alívio aos sintomas incapacitantes, fazendo com que o dia a dia dos alérgicos seja muito mais confortável e produtivo.

Como podemos perceber, a vacina para alergia é um marco na ciência e pode fazer com que pacientes alérgicos tenham mais qualidade de vida. Para saber se você pode fazer uso desse tipo de tratamento, converse com um médico especialista da Uniclínica BH sobre a imunoterapia!

OUTROS CONTEÚDOS

O que faz um Angiologista?

O que faz um Angiologista?

Saiba o que faz um angiologista, o especialista em diagnosticar e tratar doenças dos vasos sanguíneos. Promovendo assim a saúde vascular

ler mais
O que faz um Urologista?

O que faz um Urologista?

Entenda o que faz um Urologista para a saúde humana. Diagnóstico e tratamento de condições do trato urinário e sistemas reprodutivos.

ler mais