Exames clínicos: veja 4 fatores importantes

Exames clínicos são procedimentos laboratoriais ou de imagem recomendados após orientação de um médico. Eles têm a função de confirmar ou descartar uma suspeita médica ou sintoma inespecífico.

A realização de exames clínicos pode ser feita em períodos determinados pelo médico ou ser ocasional, mas em todos os casos é preciso marcar consulta e aguardar o resultado final.
Também é importante seguir adequadamente as orientações de preparo, tais como tempo de jejum, suspensão de medicamentos antes do exame e uso de contraste, quando necessário.

Por isso, não deixe de ler nosso post de hoje e conheça 4 funções importantes da realização de exames clínicos. Boa leitura!

1. Confirmação de um diagnóstico

Os resultados dos exames podem confirmar um diagnóstico, isto é, ele complementa a suspeita do médico em relação aos sintomas que você relatou. A partir da alteração nos exames realizados, é possível escolher o tratamento mais adequado ao seu problema de saúde.

Se, por exemplo, você está reclamando de urinar muitas vezes à noite, fome e cansaço, provavelmente o médico solicitará exames para avaliar a sua glicose sanguínea. Ou se estiver com dores no estômago, suspeita de pressão alta, o médico pedirá um exame de imagem ou testes laboratoriais específicos.

2. Detecção precoce de doenças

Os exames de imagem são importantes para detectar precocemente doenças importantes.
Isso porque avalia mais detalhadamente o corpo e poderá visualizar alterações que não são detectadas nas radiografias.

Os médicos podem solicitar exames periódicos para descobrir uma doença em estágio precoce e iniciar portanto, tratamento o mais rápido aumentando assim, as chances de cura.

Isso acontece, por exemplo, em mulheres acima dos 40 anos de idade que é indicado mamografia e ultrassom de mamas para detectar o câncer nesses órgãos.

3. Acompanhamento periódico

Pacientes que apresentam doenças crônicas, tais como hipertensão, diabetes, problemas de tireoide, câncer, entre outras, precisam monitorar algumas funções do organismo. Nesse caso, o médico solicita exames periodicamente para avaliar o tratamento.

É comum esses profissionais solicitarem exames de sangue (células vermelhas e brancas, plaquetas), alterações da glicemia, níveis de triglicérides (gorduras) e colesterol, hormônios da tireoide, entre outros

Com esses resultados em mãos, os médicos poderão prescrever mais medicamento ou suspender outros e acompanhar a evolução das doenças apresentadas.

4. Para fazer check-up clínico

O check-up é uma forma de avaliar as condições de saúde de uma pessoa. Normalmente, são solicitados para admissão em um emprego ou quando tem muito tempo que não se faz nenhum exame.

Os médicos solicitam exames clínicos conforme a idade, o histórico familiar de doenças, as internações hospitalares anteriores além de outros fatores específicos do paciente. É importante verificar também se esses testes são disponibilizados pelo sistema público de saúde ou pelos convênios.

Os exames clínicos são solicitados pelos médicos conforme as necessidades de cada situação. Têm a função de confirmar um diagnóstico, detectar precocemente uma doença, acompanhar a evolução dos problemas crônicos ou fazer um levantamento da saúde em geral. Por isso, devem ser prescritos conforme cada situação e os pacientes precisam saber das orientações de preparo sobre cada exame.

E você, faz exames clínicos frequentemente? Precisa fazer um check-up geral? Tem alguma dúvida sobre a função deles? Não deixe de agendar o seu check-up geral e tirar suas dúvidas, com a saúde não podemos esperar.